Home Futebol Era Alexandre Campello terá o 9º técnico no Vasco em três anos de gestão

Era Alexandre Campello terá o 9º técnico no Vasco em três anos de gestão

Alexandre Campello vai contratar um técnico para comandar o Vasco no Brasileirão

Por Wilson Pimentel em 08/10/2020 15:16 - Atualizado há 4 anos

Alexandre Campello em ação no Vasco
Carlos Gregório Jr/ Vasco

A era Alexandre Campello no Vasco, antes de mais nada, é marcada por dois aspectos bem importantes em três anos de gestão: a quantidade de derrotas vergonhosas em competições e a rotatividade de treinadores. Após perder por 3 a 0 para o Bahia pelo Campeonato Brasileiro, o dirigente demitiu Ramon Menezes na tarde desta quinta-feira. Agora, o presidente procura o 9º técnico quase no fim do seu mandato, que finaliza no dia 7 de novembro de 2020.

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Ramon Menezes não resistiu a mais um tropeço do Vasco no Brasileirão. Dessa forma, ele deixou o clube após oito partidas, com três empates e cinco derrotas. Detalhe: ele foi o segundo treinador do Gigante da Colina só nesta temporada, já que ele passou de interino a efetivado após a saída de Abel Braga, que deixou o time após um fraco desempenho na Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Carioca.

Dos oito técnicos da era Alexandre Campello, quatro foram demitidos, dois foram interinos e outros dois pediram para sair. No final do ano passado, Vanderlei Luxemburgo trocou o Vasco pelo Palmeiras após não chegar a um acordo com o dirigente. O treinador, antes de mais nada, pediu garantias de que teria uma equipe competitiva para brigar por títulos em 2020. Por outro lado, o presidente disse que não faria grandes investimentos para esta temporada.

Ao longo do período entre 2018 e 2020, foram sete treinadores que passaram com a atual gestão. Além de Ramon Menezes, o Vasco teve Zé Ricardo, Jorginho, Valdir Bigode, Alberto Valentim, Marcos Valadares, Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga ficaram no banco da equipe de São Januário. Luxemburgo e Abel, inclusive, chegaram com a expectativa para um trabalho de médio a longo prazo. Porém, eles tiveram vida curta no clube.

Por isso, o Torcedores.com listou todos os treinadores que passaram pelo Vasco na gestão de Alexandre Campello. Além disso, a reportagem relembra as demissões, apresenta os números e o desempenho de cada treinador teve no período que passou por São Januário. Confira!

Zé Ricardo

Foi o primeiro técnico da era Alexandre Campello. Ele ficou de ‘herança’ da gestão Eurico Miranda. O treinador entregou o cargo após o time perder por 2 a 1 para o Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2018. Ao todo, foram 50 jogos, com 22 vitórias, 13 empates, 15 derrotas e um aproveitamento de 52,7%.

Jorginho

Contratado para substituir Zé Ricardo, a segunda passagem do treinador pelo Vasco durou pouco. Ele foi demitido após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2018. O Tetracampeão Mundial comandou o clube em 10 partidas. Foram quatro vitórias, um empate, cinco derrotas e um aproveitamento de 43,33%.

Valdir Bigode

Ídolo da torcida do Vasco, Valdir foi integrante da comissão técnica permanente do clube nas gestões de Eurico Miranda e Alexandre Campello. Ele foi demitido durante a reformulação do departamento de futebol promovida pelo atual presidente. O ex-atacante comandou o time profissional em cinco oportunidades. Posteriormente, o cargo de auxiliar foi ocupado por Ramon Menezes.

Alberto Valentim

Teve o trabalho contestado por dirigentes e torcedores devido as mudanças constantes na escalação da equipe. Ele caiu após derrota por 2 a 0 para o Flamengo pelo Campeonato Carioca de 2019. Nesse ínterim, o treinador comandou o time em 41 jogos, com 18 vitórias, 11 empates, 12 derrotas e 50,2% de aproveitamento.

Marcos Valadares

Ex-técnico do time Sub-20, Marcos Valadares assumiu o comando do time principal após a demissão de Alberto Valentim. Ele, porém, não conseguiu repetir o bom trabalho na base. Ele, nesse ínterim, ficou à frente da equipe em quatro partidas, deixando o Vasco na 20ª e última colocação do Campeonato Brasileiro.

Vanderlei Luxemburgo

O treinador assumiu a equipe durante o Campeonato Brasileiro de 2019. Ele, inclusive, foi decisivo na luta contra o rebaixamento. Além disso, ele classificou o Vasco para a Copa Sul-Americana, terminando o Brasileirão com 49 pontos e na 12ª posição. Ao todo, Luxemburgo ficou à frente do time em 34 jogos, conquistou 12 vitórias, obteve 12 empates, acumulou 10 derrotas e teve 62,2% de aproveitamento.

Abel Braga

A terceira passagem de Abel Braga foi encerrada após o Vasco perder para o Fluminense no Campeonato Carioca de 2020. Ele, antes de mais nada, entregou o cargo após três meses. À primeira vista, o treinador entrou em rota de colisão com Alexandre Campello devido ao baixo investimento e à falta de reforços. Foram 14 jogos, quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

Ramon Menezes

Após um bom começo em São Januário, Ramon foi demitido após o time acumular três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. Além da derrota para o Bahia, os tropeços para o Coritiba e Red Bull Bragantino ainda ecoam nos corredores do clube. Ele, nesse ínterim, somou oito vitórias, três empates e cinco derrotas.

LEIA MAIS:

Sair da versão mobile