Home Extracampo Léo Pelé revela caso de racismo sofrido e pede união contra preconceito: “Por que o negro não pode vencer na vida? Por que o negro é nojento?”

Léo Pelé revela caso de racismo sofrido e pede união contra preconceito: “Por que o negro não pode vencer na vida? Por que o negro é nojento?”

Em entrevista à SPFCTV, Léo Pelé afirmou que já foi expulso de shopping por ser afrodescendente e questionou motivo de preconceitos

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

O racismo é um dos temas recorrentes de 2020. Após casos como os de George Floyd, Breonna Taylor e Jacob Blake, diversas manifestações contra o preconceito tomaram conta do mundo. Em entrevista à SPFCTV, Léo Pelé abriu o jogo. O lateral-esquerdo do São Paulo revelou um caso de racismo que o marcou,

PUBLICIDADE

“Eu estava fugindo disso, mas eu tenho que falar. Hoje está muito nítido… Eu passei por um preconceito que partiu meu coração. Ali eu pensei em desistir. Foi a primeira vez que pensei: “Não dá mais para mim”. Eu não aceito o racismo nunca, nunca vou aceitar isso. Eu entrei em um shopping e eu fui mandado embora por causa da minha cor. Isso não existe. O cara falou: “Você está aqui pedindo dinheiro?” E começou a me ofender. Eu era um menino, cara. Como ele ia me expulsar de um shopping? Eu saí dalí, de dentro do shopping, e me perguntei o que estava fazendo ali”, relembrou Léo Pelé.

Tal situação, ainda de acordo com o próprio Léo Pelé, o marcou para sempre. “O preconceito, o racismo, não é de agora, ele é de muito tempo, e muita gente se fechava para isso. Por isso que agora o mundo está vendo, não é de agora. Isso já vem de anos. A cor nunca pode definir o caráter da pessoa. E uma coisa que meu pai, minha mãe e meus irmãos me ensinaram foi ter caráter. Aquilo ali eu não desejo para ninguém, foi a maior vergonha da minha vida. Você entrar em um local público e as pessoas te olhando, o rapaz te expulsar por causa do preconceito. Eu saí envergonhado”, ratificou.

Reações

Para Léo Pelé, é necessário que todos atentem para o perigo que o racismo traz. “Eu mostro minha indignação, porque eu sou negro, tenho que defender aquilo que eu sou. Eu tenho orgulho de ser negro e pronto. Se você pegar o presidente (dos EUA) foi exemplo, e negro. O melhor jogador de todos os tempos é negro. Os caras do basquete são negros. E por que o negro não pode vencer na vida? Por que o negro é nojento? Quem deveria ser exemplo para muitas pessoas e essas pessoas não valorizam por causa da cor. Isso é uma vergonha para mim”, destacou.

PUBLICIDADE

Para finalizar, Léo Pelé fez um pedido. “Eu até aproveito essa entrevista para que as pessoas abracem essa causa contra o racismo”, finalizou o atleta.

LEIA MAIS
Rogério Ceni surpreende: “Fiz o mesmo trabalho no Fortaleza e no São Paulo”
Bruno Alves celebra boa fase no São Paulo: “Melhor ano da carreira”
No Twitter, São Paulo comemora 25 anos do bicampeonato Mundial de Clubes