Home Extracampo Léo Pelé revela caso de racismo sofrido e pede união contra preconceito: “Por que o negro não pode vencer na vida? Por que o negro é nojento?”

Léo Pelé revela caso de racismo sofrido e pede união contra preconceito: “Por que o negro não pode vencer na vida? Por que o negro é nojento?”

O racismo é um dos temas recorrentes de 2020. Após casos como os de George Floyd, Breonna Taylor e Jacob Blake, diversas manifestações contra o preconceito tomaram conta do mundo. Em entrevista à SPFCTV, Léo Pelé abriu o jogo. O lateral-esquerdo do São Paulo revelou um caso de racismo que o marcou,

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Em entrevista à SPFCTV, Léo Pelé afirmou que já foi expulso de shopping por ser afrodescendente e questionou motivo de preconceitos

“Eu estava fugindo disso, mas eu tenho que falar. Hoje está muito nítido… Eu passei por um preconceito que partiu meu coração. Ali eu pensei em desistir. Foi a primeira vez que pensei: “Não dá mais para mim”. Eu não aceito o racismo nunca, nunca vou aceitar isso. Eu entrei em um shopping e eu fui mandado embora por causa da minha cor. Isso não existe. O cara falou: “Você está aqui pedindo dinheiro?” E começou a me ofender. Eu era um menino, cara. Como ele ia me expulsar de um shopping? Eu saí dalí, de dentro do shopping, e me perguntei o que estava fazendo ali”, relembrou Léo Pelé.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tal situação, ainda de acordo com o próprio Léo Pelé, o marcou para sempre. “O preconceito, o racismo, não é de agora, ele é de muito tempo, e muita gente se fechava para isso. Por isso que agora o mundo está vendo, não é de agora. Isso já vem de anos. A cor nunca pode definir o caráter da pessoa. E uma coisa que meu pai, minha mãe e meus irmãos me ensinaram foi ter caráter. Aquilo ali eu não desejo para ninguém, foi a maior vergonha da minha vida. Você entrar em um local público e as pessoas te olhando, o rapaz te expulsar por causa do preconceito. Eu saí envergonhado”, ratificou.

Reações

Para Léo Pelé, é necessário que todos atentem para o perigo que o racismo traz. “Eu mostro minha indignação, porque eu sou negro, tenho que defender aquilo que eu sou. Eu tenho orgulho de ser negro e pronto. Se você pegar o presidente (dos EUA) foi exemplo, e negro. O melhor jogador de todos os tempos é negro. Os caras do basquete são negros. E por que o negro não pode vencer na vida? Por que o negro é nojento? Quem deveria ser exemplo para muitas pessoas e essas pessoas não valorizam por causa da cor. Isso é uma vergonha para mim”, destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para finalizar, Léo Pelé fez um pedido. “Eu até aproveito essa entrevista para que as pessoas abracem essa causa contra o racismo”, finalizou o atleta.

LEIA MAIS
Rogério Ceni surpreende: “Fiz o mesmo trabalho no Fortaleza e no São Paulo”
Bruno Alves celebra boa fase no São Paulo: “Melhor ano da carreira”
No Twitter, São Paulo comemora 25 anos do bicampeonato Mundial de Clubes

PUBLICIDADE
Better Collective