Home Novidades Mundial de Clubes: FIFA faz consulta por nova data do torneio, mas esbarra em vários problemas

Mundial de Clubes: FIFA faz consulta por nova data do torneio, mas esbarra em vários problemas

Confederações locais tem problemas diferentes para serem resolvidos

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A FIFA iniciou uma consulta às confederações continentais para avaliar uma possível nova data para o Mundial de Clubes 2020, que seria em dezembro, mas foi adiado. A publicação inicial foi do blog do Marcel Rizzo, do UOL.

PUBLICIDADE

O problema para a FIFA é que cada confederação tem um problema distinto e importante para resolver, tornando assim difícil a decisão por uma nova data do Mundial de Clubes.

Na Oceania, a confederação decidiu encerra de vez a disputa da Liga dos Campeões do continente devido à pandemia do novo coronavírus. Esse é um dos problemas mais sérios, já que a FIFA teria que convidar algum outro clube para participar, o que vai contra as diretrizes.

PUBLICIDADE

A Concacaf e a Ásia seguiram pelo mesmo caminho. Ambos os torneios continentais estão paralisados, mas irão voltar em dezembro em um sistema de bolha, assim como o da NBA e o da Liga dos Campeões da Europa da última temporada, para definirem o campeão.

A Copa Libertadores é mais um problema, já que mesmo com o sistema de disputa idêntico, foi empurrado para 2021, fazendo com que um campeão não seja definido ainda em 2020.

A África vive situação mais tranquila e já se programou para definir o campeão continental já em novembro deste ano.

Na Europa, a UEFA já disse à FIFA que será quase impossível o encaixe de datas. Isso porque a principal entidade do futebol chegou a ventilar fevereiro ou março para a disputa, mas isso bateria com os campeonatos nacionais, que já começaram atrasados, e com a Liga dos Campeões, que estará no mata-mata. A UEFA tem seu representante definido, o Bayern de Munique.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Popularidade nas redes sociais, falta da rotina e mais: entenda por que Galvão Bueno quer narrar a Copa do Mundo de 2022