Home Extracampo Projeto de Lei quer criação de liga de clubes no Brasil e dois jogos gratuitos do Brasileirão por rodada

Projeto de Lei quer criação de liga de clubes no Brasil e dois jogos gratuitos do Brasileirão por rodada

Deputado Pedro Paulo (DEM) tirou emenda da MP do Mandante

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A MP do Mandante (Medida Provisória 984) caducou e não será votada no Congresso Nacional, mas o deputado Pedro Paulo (DEM) retirou uma emenda para criar um novo Projeto de Lei (PL) para correr pela Câmara e que pode modificar os moldes do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito

O principal ponto da antiga emenda do MP é a criação de uma liga de clubes para as Séries A e B do Brasileirão. Segundo o trecho publicado pelo UOL Esporte, a ideia é que a liga seja iniciada em 2022 para que haja mais equilíbrio.

“A partir do início da temporada esportiva do ano de 2022, as atuais séries A e B do campeonato profissional de âmbito nacional da modalidade futebol masculino deverão ser organizadas e desenvolvidas por liga profissional de futebol, com personalidade jurídica distinta dos seus membros”, aparece em parte da proposta de Projeto de Lei.

PUBLICIDADE

A inspiração é no futebol europeu. A proposta inclusive cita países mais desenvolvidos no esporte, todos com ligas de clubes independentes para negociarem direitos de transmissão, criação de torneios e para resolverem situações relacionadas ao coletivo.

“Nos países onde o futebol é mais rentável (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), os campeonatos são organizados por meio de uma Liga independente, sendo esta uma entidade privada, com personalidade jurídica própria, constituída exclusivamente pelas entidades de prática desportiva pertencentes a primeira e segunda divisões do principal campeonato nacional”, aparece no PL. É apresentado na proposta que o objetivo é buscar o equilíbrio entre clubes no Brasil, especialmente na divisão de cotas e nas negociações.

Além da criação da liga, o deputado ainda busca garantir que ao menos dois jogos por rodada sejam transmitidos em TV aberta ou em uma plataforma de streaming gratuita para a população. Atualmente, a TV Globo tem direito das transmissões em TV aberta, mas leva apenas um confronto ao ar por região.

Leia mais:
Mesma prateleira? Jornalista coloca Zico e Neymar como semelhantes na Seleção

PUBLICIDADE