Home Futebol Botafogo levou ‘toco’ de pelo menos oito técnicos antes de contratar Ramón Díaz

Botafogo levou ‘toco’ de pelo menos oito técnicos antes de contratar Ramón Díaz

Contrato de Ramón Díaz com o Botafogo vai até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Botafogo voltou a enfrentar grande rejeição no mercado antes de fechar a contratação do técnico Ramón Díaz. A O argentino, a princípio, chega ao clube para substituir Bruno Lazaroni. Foram ao menos oito nomes cogitados. Porém, eles rejeitaram comandar a equipe, segundo apuração do Torcedores.com.

PUBLICIDADE

O primeiro deles foi Dorival Júnior, demitido recentemente do Athletico Paranaense. O treinador recebeu contato inicial alvinegro na última semana. No entanto, o ex-técnico de Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo e Vasco alegou estar atravessando um momento familiar delicado. Por isso, estaria impossibilitado de trabalhar no futebol carioca.

Depois, o Botafogo voltou a procurar Roger Machado, ex-Bahia. O técnico mais uma vez neste ano – já havia feito antes da efetivação de Bruno Lazaroni, negou se transferir para General Severiano. Ele disse que não pretende voltar a trabalhar nesta temporada. No entanto, não descartou a possibilidade voltar a conversar no futuro visando um trabalho de longa duração.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Ney Franco, que comandou o Botafogo entre 2008 e 2009, também foi procurado por representantes alvinegros. Só que, assim como os demais, rejeitou retornar ao clube da Estrela Solitária. Após fracassar no comando de Goiás e Cruzeiro, o treinador vai tirar o resto do ano para descansar e se reciclar.

O quarto nome foi o de Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, o Lisca ‘Doido’, atual técnico do América-MG. A direção alvinegra olhava com atenção o trabalho do treinador na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas as conversas não evoluíram após o treinador revelar que não pretende abandonar o projeto de reconduzir o clube mineiro a elite do futebol brasileiro.

Francisco Arce, do Cerro Porteño, surgiu como nova opção e é o único nome que o diretor de futebol Túlio Lustosa confirma ter procurado oficialmente. O treinador, contudo, rejeitou o convite para seguir clube paraguaio, que tem interesse em renovar seu contrato até dezembro de 2021. Recentemente, o ex-jogador teve o nome especulado no Coritiba e Palmeiras.

Alexandre Gallo era mais uma opção a Francisco Arce e chegou a receber um contato inicial dos dirigentes do Botafogo, mas pesou contra a rejeição ao nome por parte de conselheiros alvinegros. Após acertar as bases salariais com o treinador, o clube voltou atrás e desistiu do anúncio. A notícia, inclusive, foi comemorada pela torcida nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Alexandre Guimarães e Daniel Garnero foram as outras apostas internacionais do Botafogo. O brasileiro naturalizado costarriquenho está disponível no mercado após deixar o comando do América de Cali. Porém, ele rejeitou o convite alvinegro. Já o treinador argentino disse que a prioridade é voltar a trabalhar no seu país depois que foi demitido do Olímpia, do Paraguai.

Clube quase fechou com técnico venezuelano

O técnico venezuelano, César Farías, se ofereceu para treinar o Botafogo mesmo sem autorização da Federação Boliviana de Futebol. A negociação irritou o presidente da entidade, Marcos Rodríguez, que exigiu uma compensação financeira para liberá-lo para o alvinegro. Sem acordo com o dirigente, o clube desistiu da contratação e seguiu buscando uma alternativa no mercado internacional até fechar com Ramón Díaz.

O último trabalho de Ramón Díaz

Em 2020, Ramón Díaz comandou o Libertad antes de acertar com o Botafogo. Ele foi contratado pelo clube após breve passagem pelo Pyramids FC, do Egito e Al Ittihad, da Arábia Saudita no ano passado. Na passagem pelo futebol paraguaio, o treinador acumulou 14 vitórias, quatro empates e seis derrotas, em um aproveitamento de 75%.

LEIA MAIS: