Home Futebol Sem férias, calendário segue gerando discussão e deve gerar conflito entre CBF e clubes em 2021

Sem férias, calendário segue gerando discussão e deve gerar conflito entre CBF e clubes em 2021

Atletas emendarão 2020 com 2021

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O novo calendário da CBF para o futebol brasileiro segue gerando discussões e pode gerar um conflito entre a entidade e os clubes no ano que vem.

PUBLICIDADE

Isso porque os jogadores não terão férias de um ano para o outro – a atual temporada termina em fevereiro de 2021, e a outra terá início uma semana depois.

Em entrevista ao jornal Lance!, o presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), Alfredo Sampaio disse que clubes e atletas já abriram mão de muitas coisas para o seguimento da temporada 2020, mas a CBF não fez o mesmo.

PUBLICIDADE

“Fizemos nossa parte, flexibilizamos de 66 para 48 horas o intervalo entre as partidas. Mas já temos jogadores estafados”, apontou o responsável.

“Sabemos que estamos em um momento excepcional no mundo, mas a se confirmar esta projeção, os atletas vão ficar ainda mais massacrados. A CBF deveria repensar a maneira como lida com cada Data Fifa, porque já neste ano vemos jogadores massacrados.”

Sampaio seguiu e criticou a divulgação do novo calendário da entidade, que deve ter ainda mais jogos para alguns clubes, visto que o formato da Copa do Brasil foi modificado.

“Dias depois de acabar em campo a temporada de 2020, os atletas já começam o ano de 2021. Tem de ser considerada a parte física e emocional dos jogadores, em especial os que estão no Brasil.”

PUBLICIDADE

Os jogos de seleções devem atrapalhar ainda mais, visto que além das Eliminatórias, a Copa América que seria neste ano foi jogada para o ano que vem. Sampaio pediu que a CBF revise junto às outras federações a realização do torneio.

“É uma competição que devia ser repensada em função da pandemia. O ano de 2021 ainda será bastante tumultuado. A CBF devia falar com as demais federações e mostrar que talvez seja mais prudente postergar, pois teremos no mesmo ano jogos de Eliminatórias e Copa América, com as mesmas seleções”, disse o presidente do Saferj.

“Vamos chegar de um 2020 no qual jogadores estão extenuados para um 2021 ainda complexo. Além deste desgaste, haverá um desnível técnico muito grande, pois quem não tem um elenco grande terá muitas dores de cabeça.”

Leia mais:
Jonathan Cafu pede para não estrear pelo Corinthians contra o Atlético-MG

PUBLICIDADE