Home DESTAQUE Brasileirão: CBF vai apurar caso após árbitro não escutar chamada do VAR em gol anulado

Brasileirão: CBF vai apurar caso após árbitro não escutar chamada do VAR em gol anulado

Lance em Ceará x São Paulo promete render discussão

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

A CBF trabalha com uma frente na investigação para entender o lance que gerou a grande discussão no futebol brasileiro nas últimas semanas: o gol de Pablo, em Ceará x São Paulo, que foi validado e depois anulado pelo VAR.

Segundo publicou o UOL Esporte, a CBF entender que o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães não escutou a segunda chamada do árbitro de vídeo, por isso deu reinício à partida, confirmado o gol do São Paulo – e voltando atrás após nova comunicação do VAR.

A falha pode gerar um erro de direito, já que o VAR não pode atuar em um segundo lance após o árbitro apitar o reinício do confronto. Isso pode gerar um pedido de anulação da partida por parte do São Paulo, mesmo que a decisão favorável ao clube seja difícil. A CBF promete investigar e já entendeu que houve realmente uma falha gravíssima da arbitragem na jogada.

PUBLICIDADE

O lance

A partida estava empatada em 1 a 1 quando Reinaldo chutou e a bola desviou em Pablo, impedido. Após o toque, Luciano finaliza, o goleiro defende e Pablo, agora em posição legal, empurra para o gol vazio.

O problema é que o VAR ignorou o início da jogada e analisou apenas o toque de Pablo para o gol vazio, enquanto o impedimento vinha do lance inicial. O árbitro atendeu e validou o gol pelo VAR. O grande erro ocorreu quando o VAR percebeu que havia falhado e tentou uma segunda comunicação, mas o comandante da partida só escutou após ter dado o reinício.

Assista ao lance do gol:

PUBLICIDADE

Vale lembrar que em 2019 um lance semelhante ocorreu em Botafogo x Palmeiras, quando o árbitro deu reinício à partida, mas paralisou o jogo para voltar o lance e dar um pênalti para o alviverde, que venceu por 1 a 0. O confronto não foi anulado.

Leia mais:
Presidente da Argentina se emociona e se declara a Maradona: “obrigado por ter existido, você nos levou ao topo do mundo”