Sem Libertadores, Corinthians domina transmissões na Globo no primeiro turno do Brasileirão

Corinthians teve nove jogos exibidos na TV aberta no primeiro turno do Brasileirão, liderando também o ranking geral de transmissões na emissora carioca

Danielle Barbosa
Colaboradora do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução

A temporada de 2020 no futebol brasileiro está sendo atípica, não apenas por causa da pandemia do coronavírus, mas também pela guerra dos direitos de transmissão. No início do ano, a Medida Provisória 984 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro dava aos clubes o direito de transmitir e vender os jogos como mandantes, e isso desencadeou uma série de situações, como a mudança importante foi a ida da Libertadores para o SBT após a emissora carioca rescindir o contrato vigente com a Conmebol por questões financeiras.

Tudo isso afetou diretamente a escala de jogos transmitidos na TV aberta no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, e ajudou o Corinthians a dominar a lista de times que mais vezes apareceram na Globo na primeira metade da competição. A equipe do Parque São Jorge teve nove jogos exibidos pela emissora carioca – algumas dessas partidas serviram para ‘cobrir’ a rodada de meio de semana em que a Globo, originalmente, exibiria a Libertadores.

Sem a competição sul-americana, a Globo remanejou cinco jogos do Corinthians que aconteceriam em finais de semana para o horário nobre de quarta-feira, quando ‘disputou’ audiência com o SBT transmitindo a Libertadores – vale destacar que a emissora carioca conseguiu superar, com folga em São Paulo, a concorrente paulista nas quatro rodadas que conflitaram os jogos do Brasileiro e da Libertadores.

Leitor torcedor cuida da saúde pagando pouco!

Para efeito de comparação, na temporada passada, a Globo transmitiu – ao todo – 11 jogos do Corinthians na TV aberta durante todo o Campeonato Brasileiro, somando os dois turnos. Ou seja, apenas dois jogos a mais do que a emissora já exibiu em um turno em 2020.

Outro dado importante é que a Globo São Paulo exibiu apenas um clássico no primeiro turno: Palmeiras x Santos, na 5ª rodada da competição.

Veja como ficou o ranking de transmissões na Globo SP no 1º turno:

1º – Corinthians – 9 jogos
2º – Palmeiras – 7 jogos
3º – Flamengo – 5 jogos*
4º – Santos – 4 jogos
5º – São Paulo – 4 jogos

*A Globo São Paulo exibiu todos os confrontos dos times paulistas contra o Flamengo, além de ter transmitido também Flamengo x Atlético-MG, pela primeira rodada da competição, para cobrir Goiás x São Paulo, adiado após dez jogadores do time esmeraldino testarem positivo para a Covid-19 no dia da partida, horas antes da bola rolar.

Ranking de audiência da Globo SP :

1º – Corinthians – 23,7 pontos
2º – Palmeiras – 20,7 pontos
3º – São Paulo – 19,2 pontos
4º – Santos – 18,7 pontos

*Média de audiência.

DADOS GERAIS:

Atrás do Corinthians, aparecem Palmeiras, Flamengo e Fluminense – todos com sete jogos transmitidos – na lista dos times que mais apareceram na TV aberta no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Entre as equipes que menos apareceram, estão Atlético-GO (2 jogos), Ceará e Red Bull Bragantino (1 jogo cada), e o Goiás, que não teve nenhuma exibição na emissora carioca.

LEIA MAIS:
SBT escolhe Flamengo e Inter x Boca será exclusivo da Conmebol TV; veja onde assistir aos jogos das oitavas da Libertadores

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes