Home Mídia Esportiva Sem Libertadores, Corinthians domina transmissões na Globo no primeiro turno do Brasileirão

Sem Libertadores, Corinthians domina transmissões na Globo no primeiro turno do Brasileirão

Corinthians teve nove jogos exibidos na TV aberta no primeiro turno do Brasileirão, liderando também o ranking geral de transmissões na emissora carioca

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

A temporada de 2020 no futebol brasileiro está sendo atípica, não apenas por causa da pandemia do coronavírus, mas também pela guerra dos direitos de transmissão. No início do ano, a Medida Provisória 984 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro dava aos clubes o direito de transmitir e vender os jogos como mandantes, e isso desencadeou uma série de situações, como a mudança importante foi a ida da Libertadores para o SBT após a emissora carioca rescindir o contrato vigente com a Conmebol por questões financeiras.

PUBLICIDADE

Tudo isso afetou diretamente a escala de jogos transmitidos na TV aberta no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, e ajudou o Corinthians a dominar a lista de times que mais vezes apareceram na Globo na primeira metade da competição. A equipe do Parque São Jorge teve nove jogos exibidos pela emissora carioca – algumas dessas partidas serviram para ‘cobrir’ a rodada de meio de semana em que a Globo, originalmente, exibiria a Libertadores.

Sem a competição sul-americana, a Globo remanejou cinco jogos do Corinthians que aconteceriam em finais de semana para o horário nobre de quarta-feira, quando ‘disputou’ audiência com o SBT transmitindo a Libertadores – vale destacar que a emissora carioca conseguiu superar, com folga em São Paulo, a concorrente paulista nas quatro rodadas que conflitaram os jogos do Brasileiro e da Libertadores.

PUBLICIDADE

Para efeito de comparação, na temporada passada, a Globo transmitiu – ao todo – 11 jogos do Corinthians na TV aberta durante todo o Campeonato Brasileiro, somando os dois turnos. Ou seja, apenas dois jogos a mais do que a emissora já exibiu em um turno em 2020.

Outro dado importante é que a Globo São Paulo exibiu apenas um clássico no primeiro turno: Palmeiras x Santos, na 5ª rodada da competição.

Veja como ficou o ranking de transmissões na Globo SP no 1º turno:

1º – Corinthians – 9 jogos
2º – Palmeiras – 7 jogos
3º – Flamengo – 5 jogos*
4º – Santos – 4 jogos
5º – São Paulo – 4 jogos

*A Globo São Paulo exibiu todos os confrontos dos times paulistas contra o Flamengo, além de ter transmitido também Flamengo x Atlético-MG, pela primeira rodada da competição, para cobrir Goiás x São Paulo, adiado após dez jogadores do time esmeraldino testarem positivo para a Covid-19 no dia da partida, horas antes da bola rolar.

PUBLICIDADE

Ranking de audiência da Globo SP :

1º – Corinthians – 23,7 pontos
2º – Palmeiras – 20,7 pontos
3º – São Paulo – 19,2 pontos
4º – Santos – 18,7 pontos

*Média de audiência.

DADOS GERAIS:

Atrás do Corinthians, aparecem Palmeiras, Flamengo e Fluminense – todos com sete jogos transmitidos – na lista dos times que mais apareceram na TV aberta no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Entre as equipes que menos apareceram, estão Atlético-GO (2 jogos), Ceará e Red Bull Bragantino (1 jogo cada), e o Goiás, que não teve nenhuma exibição na emissora carioca.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
SBT escolhe Flamengo e Inter x Boca será exclusivo da Conmebol TV; veja onde assistir aos jogos das oitavas da Libertadores

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes