Home Futebol De volta ao comando do Fortaleza, Marcelo Chamusca realizou seu melhor trabalho na carreira em 2015

De volta ao comando do Fortaleza, Marcelo Chamusca realizou seu melhor trabalho na carreira em 2015

Contrato de Marcelo Chamusca com o Fortaleza vai até fevereiro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Nesta quarta-feira, Marcelo Chamusca foi oficializado como novo técnico do Fortaleza, pelo qual foi campeão estadual em 2015. Ele chega para substituir Rogério Ceni que trocou o Tricolor de Aço pelo Flamengo. O treinador, que até então, estava no Cuiabá, vai iniciar seu segundo trabalho na Série A do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Por ora, o melhor aproveitamento de Marcelo Chamusca na carreira, segundo o site “oGol”, foi há quase cinco anos, quando dirigiu o Fortaleza em 35 jogos. Foram 21 vitórias, oito empates e seis derrotas. Nesse ínterim, obteve 82,86% de aproveitamento. Sob o seu comando a equipe cearense marcou 54 gols e sofreu 25.

Após comandar o Fortaleza, o treinador comandou nove clubes do futebol brasileiro. Porém, teve passagem bem-sucedida somente em três deles: Paysandu, Ceará e Cuiabá. Nesta temporada, ele conduziu a equipe de Mato Grosso as quartas de final da Copa do Brasil. Além disso, o Dourado ocupa a terceira colocação na Série B do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Por outro lado, Marcelo Chamusca teve passagem para ser esquecida por Atlético Goianiense, Sampaio Corrêa, Ponte Preta e Vitoria. Nesses clubes, ele foi contratado cercado de expectativas. Porém, teve o trabalho interrompido antes de completar 20 jogos à frente dessas equipes. Por isso, o Torcedores.com fez um levantamento dos principais trabalhos de Marcelo Chamusca no futebol brasileiro. Confira!

Cuiabá: 2019 a 2020

Jogos: 44

Vitórias: 23

Empates: 14

PUBLICIDADE

Derrotas: 7

Em 2019, Marcelo Chamusca conquistou a Copa Verde. É, portanto, o título mais expressivo da sua carreira. Na atual temporada, o time fazia campanha histórica na Série B do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Ceará: 2017 a 2018

Jogos: 64

Vitórias: 34

PUBLICIDADE

Empates: 17

Derrotas: 13

Em 2018, o treinador venceu o campeonato estadual pelo Ceará em cima do rival Fortaleza. Na temporada anterior, o time fez excelente campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. Com ele no comando, a equipe conseguiu voltar à elite do futebol brasileiro.

Paysandu: 2017

Jogos: 32

PUBLICIDADE

Vitórias: 15

Empates: 7

Derrotas: 8

Pelo Paysandu, Marcelo Chamusca conquistou o Campeonato Paraense de 2017. Após bom começo na Série B do Brasileiro, ele deixou a equipe bicolor para comandar o Ceará. Na época, o treinador optou pela estrutura e estabilidade financeira oferecida pelo Vozão.

PUBLICIDADE

Fortaleza: 2014 a 2015

Jogos: 62

Vitórias: 37

Empates: 18

Derrotas: 7

PUBLICIDADE

Após passar pelo Vitória da Conquista e Salgueiro, Marcelo Chamusca foi contratado para comandar o Fortaleza na Série C do Brasileiro de 2014. O time foi eliminado pelo Macaé nas quartas de final da competição. No ano seguinte, venceu pelo Tricolor de Aço o Campeonato Cearense.

LEIA MAIS: