Home Futebol Rogério Ceni no Flamengo: relembre 14 goleiros lendários que se tornaram técnicos

Rogério Ceni no Flamengo: relembre 14 goleiros lendários que se tornaram técnicos

Rogério Ceni tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A partida contra o São Paulo nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil, marca o início da ‘era’ Rogério Ceni no Flamengo. Como jogador, ele é o maior ídolo da história do tricolor paulista. O treinador, até então do Fortaleza, foi contratado para o lugar de Domènec Torrent e assinou contrato até dezembro de 2021.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Aos 47 anos, Rogério Ceni chega pressionado para estancar a crise no qual o Flamengo se instalou nesta temporada: o time não deu liga sob o comando do treinador espanhol, grande esperança da torcida e diretoria rubro-negra para fazer o time uma máquina de vencer, e os resultados pioraram sob as ordens do antecessor de Jorge Jesus.

A missão de Rogério Ceni é fazer o milionário time do Flamengo reviver os bons momentos do período em que foi comandado pelo treinador português. Afinal, o clube venceu a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca com português à beira do campo.

PUBLICIDADE

Rogério Ceni é, provavelmente, o treinador mais badalado do futebol brasileiro na atualidade. Ele foi um excepcional goleiro nos seus tempos de jogador. Sua melhor fase foi pelo São Paulo, clube que o revelou e permaneceu atuando em alto nível por mais de dez anos. Foi o símbolo da conquista do Campeonato Mundial de Clubes de 2005.

Camisa 01 espetacular, de carreira brilhante e de tenebrosa lembrança para os rivais, Rogério Ceni não é o primeiro goleiro lendário a se tornar treinador. Por isso, o Torcedores.com relembra alguns nomes que foram ídolos em seus clubes como jogador e hoje se tornaram professores da bola. Confira!

Aymoré Moreira

Ídolo no Palmeiras, Botafogo e Fluminense, Aymoré Moreira é um dos técnicos mais importantes do futebol brasileiro. Com ele no comando, a seleção venceu a Copa do Mundo de 1962. Posteriormente, o ex-goleiro comandou clubes da Grécia e Portugal. Em 1998, o campeão do mundo morreu, por falência múltipla dos órgãos, motivada por paradas respiratórias e cardíacas.

Clemer Silva

É o goleiro mais vitorioso da história do Internacional. Ficou mundialmente conhecido por suas defesas incríveis na final do Mundial de Clubes da FIFA conquistado pelo Colorado em 2006. Na ocasião, ele teve atuação memorável diante de Ronaldinho Gaúcho e companhia. Após se aposentar dos gramados, ele foi treinador do Inter, Glória de Vacaria, Sergipe e Brasil de Pelotas.

PUBLICIDADE

Dino Zoff

O italiano foi um dos maiores goleiros do futebol mundial. Conquistou a Copa do Mundo de 1982. Após se aposentar dos gramados, ele foi treinador da Juventus, Lazio e Fiorentina. Além disso, comandou a seleção italiana entre 1998 e 2002. Atualmente, Dino Zoff está disponível no mercado.

Emerson Leão

Campeão do Mundo com a seleção brasileira em 1970, Emerson Leão é ídolo das torcidas do Palmeiras, Vasco, Grêmio e Corinthians. Em 1987, iniciou a carreira como treinador no Sport Recife. Posteriormente, fez grandes trabalhos à frente do Atlético-MG, Santos e São Paulo. Atualmente é comentarista dos canais Esporte Interativo.

Julio César Falcioni

É considerado um dos principais goleiros da sua geração. ‘El Gato’, como é conhecido pela imprensa argentina, é um dos maiores ídolos da história do América de Cali, da Colômbia. Como treinador ele acumula passagem vitoriosa pelo Boca Juniors. Hoje, comanda o Banfield, da Argentina.

Michel Preud’homme

O belga ficou mundialmente conhecido por suas defesas impossíveis na Copa do Mundo de 1990 e 1994. Por isso, ele se consagrou como o melhor goleiro do mundo na década de 90. Após pendurar as luvas Preud’homme comandou clubes da Bélgica, Holanda e Arábia Saudita. Atualmente é vice-presidente do Standard Liège.

PUBLICIDADE

Nery Pumpido

Apontado como o maior goleiro da história do futebol argentino, ele foi titular na conquista da Copa do Mundo de 1986. É uma das poucas pessoas a vencer a Copa Libertadores da América como jogador e também como treinador. Em 1986, levantou a taça como atleta do River Plate. Em 2002, conduziu o Olímpia, do Paraguai, a glória eterna. Atualmente é consultor do grupo de estudos da Conmebol.

Nuno Espírito Santo

O português viveu o auge da carreira atuando pelo Porto entre 2002 e 2009. Nesse ínterim, venceu um Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões da Europa, uma Liga Europa, entre outros títulos. Após de aposentar, ele comandou o Rio Ave, Valencia e o Porto. Desde de 2017 é treinador do Wolverhampton, da Inglaterra.

Rafael Dudamel

De acordo com o site “RSSSF Sports”, o venezuelano é considerado um dos maiores goleiros artilheiros do mundo. Após se aposentar, o treinador comandou a Venezuela por quatro temporadas. Posteriormente, teve breve passagem pelo futebol brasileiro quando passou pelo Atlético-MG. Foi contratado recentemente pela Universidad de Chile.

Ricardo La Volpe

O argentino é ídolo dos torcedores do Banfield e San Lorenzo. Além disso, integrou o grupo da Argentina que venceu a Copa do Mundo de 1978. Após se despedir dos gramados, ‘El Bigotón’ construiu sólida carreira como treinador no futebol mexicano. Por lá, comandou 10 equipes e também a seleção do México. Está livre no mercado após comandar o Toluca.

PUBLICIDADE

Roberto Rojas

O chileno ficou mundialmente conhecido após o episódio da Rosemery, a ‘Fogueteira do Maracanã’, quando fingiu ter sido atingido por um sinalizador na partida entre Brasil e Chile pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990. O ex-goleiro comandou o São Paulo em 2005. Teve a carreira como treinador abreviada devido a um problema renal.

Victor Valdéz

Atuou pelo Barcelona de 2002 a 2014. Nesse ínterim, conquistou 20 títulos com a camisa blaugraná. É, portanto, uma lenda no Camp Nou. Além disso, venceu a Copa do Mundo de 2010 e a Eurocopa de 2012 pela Espanha. Em 2019, o ex-goleiro iniciou a carreira como treinador no time sub-19 do Barça. Atualmente, Valdéz comanda o Unión Atlètica d’Horta, que disputa a terceira divisão espanhola.

Walter Zenga

Foi eleito, por três vezes, o melhor goleiro do mundo pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), em 1989, 1990 e 1991. É um dos maiores ídolos da torcida da Internazionale onde venceu duas vezes a Liga Europa. Como treinador, comandou clubes dos Estados Unidos, Romênia, Sérvia, Turquia, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Seu trabalho mais recente foi à frente do Cagliari, da Itália.

Zetti

Atuou pelo São Paulo de 1990 a 1997. Nesse ínterim, venceu duas vezes o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América e um Campeonato Brasileiro. É, portanto, um dos maiores ídolos do torcedor são-paulino. Além disso, integrou o grupo do Brasil que conquistou a Copa do Mundo de 1994. Como treinador, porém, não repetiu o sucesso dos tempos de jogador. Seu último trabalho foi com o Paraná em 2010.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: