Home Futebol Eduardo Barroca: times comandados, demissões, acesso e títulos na base do novo técnico do Botafogo

Eduardo Barroca: times comandados, demissões, acesso e títulos na base do novo técnico do Botafogo

Eduardo Barroca retorna ao clube com a missão de livrar o Botafogo do rebaixamento

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo decretou o fim da ‘era’ Ramón Díaz. Com isso, a diretoria alvinegra anunciou a contratação: Eduardo Barroca, até então no Vitória-BA, foi o escolhido para o lugar do argentino.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Aos 38 anos, Eduardo Barroca chega ao Botafogo para tentar acabar com o caos no qual o Alvinegro se meteu nesta temporada de 2020. Afinal, o time não deu certo com Alberto Valentim, Paulo Autuori, grande esperança da torcida para fazer o time jogar um futebol mais competitivo, e Bruno Lazaroni.

Além disso, os resultados pioraram ainda mais no curto período sob o comando de Emiliano Díaz. Nesse ínterim, o argentino comandou a equipe interinamente em três partidas no Brasileirão. Afinal, Ramón Díaz, pai e treinador, estava afastado por motivos de saúde e só teria condições de estrear à beira do campo somente após o dia 7 de dezembro.

PUBLICIDADE

Hoje o Botafogo ocupa a 19ª colocação do Campeonato Brasileiro. Além disso, a equipe não vence desde o dia 10 de outubro quando derrotou por 2 a 1 o Sport, em jogo disputado pela 15ª rodada. Posteriormente, o time colecionou maus resultados tropeçando em sequência diante do Grêmio, Goiás, Ceará, Bahia, Red Bull Bragantino, Fortaleza e Atlético-MG.

A missão de Eduardo Barroca é exatamente dar mais tranquilidade ao elenco e fazer os resultados positivos reaparecerem. Mas como foram os trabalhos anteriores do treinador? Confira o levantamento feito pelo Torcedores.com sobre a carreira do novo treinador alvinegro.

Bahia: o início de tudo

Após trabalhar nas divisões de base do Flamengo, Madureira, Audax Rio, Corinthians e seleção brasileira sub-20, ele chegou ao clube para ser auxiliar de Rogério Lourenço. Após a saída do treinador, foi mantido como integrante da comissão técnica permanente entre 2011 e 2013. Nesse ínterim, comandou interinamente o tricolor baiano em quatro jogos. Foram duas vitórias, um empate e uma derrota.

Botafogo: a primeira passagem

Em 2016, ele foi contratado para trabalhar nas divisões de base. Nesse ínterim, Eduardo Barroca teve passagem bem-sucedida pelas equipes sub-15, sub-17 e sub-20. Além disso, conquistou o Campeonato Brasileiro sub-20 (2016), o Campeonato Carioca sub-20 (2016) e a Taça Otávio Pinto Guimarães (2017). Revelou para o clube os laterais Fernando Costanza e Marcinho, o zagueiro Marcelo Benevenuto, o meia Matheus Fernandes, entre outros.

PUBLICIDADE

Corinthians: trabalho que rendeu frutos ao clube

Após deixar o Botafogo, Eduardo Barroca foi contratado pelo Corinthians em 2017. Apesar de não ter conquistado títulos no período que comandou a equipe sub-20, o treinador revelou vários jogadores que atualmente integram o elenco do Timão: o lateral Lucas Piton, o meia Gustavo Mantuan, entre outros.

Botafogo: a primeira oportunidade em uma equipe profissional

Foi contratado após Alberto Valentim trocar o Botafogo pelo Pyramds FC, do Egito. Após um com início de trabalho, ele conseguiu estabilidade e prestígio junto a diretoria. Depois, com a falta de bons resultados, foi demitido pelo clube. Nesse ínterim, comandou a equipe em 27 oportunidades. Foram 10 vitórias, três empates e 14 derrotas.

Atlético-GO: objetivo alcançado

Após deixar o Botafogo, Eduardo Barroca acertou com o Atlético-GO. Ele assumiu o clube na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019. O bom trabalho culminou na volta do Dragão à elite do futebol nacional. Ao todo foram nove partidas à frente da equipe. Nesse ínterim, Barroca conquistou três vitórias, obteve cinco empates e teve uma derrota.

Coritiba: segundo trabalho interrompido

Foi demitido após quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. Além disso, o treinador também fracassou nas outras duas competições deste ano. O time foi eliminado precocemente pelo Manaus na primeira fase da Copa do Brasil. Além disso, perdeu para o rival, o Athletico, o título do Campeonato Paranaense. Nesse ínterim, comandou a equipe 22 partidas. Foram 11 vitórias, três empates e oito derrotas.

PUBLICIDADE

Vitória-BA: não atingiu meta

A saída de Eduardo Barroca pegou a todos de surpresa no Vitória. Porém, ele não eixou saudade no Barradão. Afinal, o treinador deixou o clube baiano com aproveitamento de rebaixado. No período que comandou o rubro-negro baiano, Eduardo Barroca ficou à frente da equipe em nove jogos na Série B do Campeonato Brasileiro. Foram três derrotas, cinco empates e apenas uma vitória.

LEIA MAIS: