Home Futebol Maradona: Relembre seis jogadores que vestiram a icônica camisa 10 da Seleção Argentina

Maradona: Relembre seis jogadores que vestiram a icônica camisa 10 da Seleção Argentina

Aos 60 anos, Diego Maradona morreu na última quarta-feira em decorrência de uma parada cardiorrespiratória

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Diego Armando Maradona foi responsável por comandar a Seleção Argentina dentro de campo de 1977 a 1994. Além do mais, quando entrava no gramado toda a atenção da mídia, rivais e torcedores estava voltada para ele.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Ser o camisa 10 sempre foi o sonho de toda criança. Agora, imagina quando isso é alcançado com a Seleção Argentina? O peso ainda é maior quando o jogador é o escolhido para vestir o icônico número de Don Diego.

O número, antes de mais nada, virou sinônimo de craque. Após a aposentadoria de Diego Maradona, a Argentina teve vários atletas de alto nível que vestiram essa camisa. Nesse ínterim, a AFA (Associação de Futebol Argentina) fez uma exceção.

PUBLICIDADE

Você sabia que um goleiro usou a camisa 10 em uma competição oficial? Na Copa América de 1997, a entidade seguiu a ordem alfabética do sobrenome. A bizarrice não era, no fundo, tão bizarro assim. Afinal, a Argentina abriu mão do tradicionalismo em 1978, 1986 e 1990.

Por isso, o Torcedores.com relembrou seis craques que vestiram a camisa 10 da Seleção Argentina após a última exibição de Diego Maradona pelos ‘hermanos’ na Copa do Mundo de 1994. Confira, abaixo, a lista!

1995 – 1996 | Marcelo Gallardo

Jogos: 44

Gols: 14

Revelado pelo River Plate, ‘El Muñeco’ não demorou a ser comparado com Maradona. Afinal, Gallardo se destacava pela habilidade, bom passe e visão de jogo. Foi o primeiro jogador a vestir a camisa 10 da Argentina após a aposentadoria do craque. Usou o número pela primeira vez na Copa América de 1995.

1997 | Nacho González

Jogos: 4

Gols sofridos: 2

Cria das divisões de base do Racing, o goleiro foi convocado por Daniel Passarela para defender a Argentina na Copa América de 1997. Na época, a entidade seguiu a ordem alfabética do sobrenome. O camisa 1, só para exemplificar, foi Christian Bassedas, meia do Vélez Sarfsfield. Com isso, ‘sobrou’ para Nacho Gonzáles usar o lendário número de Maradona.

PUBLICIDADE

1998 – 2003 | Ariel Ortega

Jogos: 86

Gols: 17

Surgiu como grande promessa nas categorias de base do River Plate. No seu auge, foi considerado um dos melhores dribladores do futebol mundial. Além disso, foi uma das apostas para assumir a camisa 10 da Argentina, depois que Maradona pendurou as chuteiras. ‘El Burrito’ usou o número nas Copas de 1998 e 2002.

2004 – 2005 | Andrés D’Alessandro

Jogos: 28

Gols: 3

Ídolo no Internacional e no River Plate, ‘El Cabezón’ foi mais um candidato a suceder a Maradona na seleção. Apesar de ter conquistado a medalha de ouro para a Argentina nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, D´Alessandro não correspondeu à expectativa criada sobre ele. Posteriormente, ele caiu no esquecimento dos treinadores que comandaram a equipe nacional.

2006 – 2007 | Juan Román Riquelme

Jogos: 51

Gols: 17

Da escola de camisas 10 argentinos, o craque surgiu como um promissor meia-ofensivo no Argentinos Juniors. Após se transferir para o Boca Juniors, ganhou projeção mundial acumulando incontáveis títulos pelo clube. Foi símbolo da Argentina na conquista da medalha de ouro na Olimpíada de 2008. Usou o lendário número de Maradona na Copa de 2006.

2010 – 2020 | Lionel Messi

Jogos: 142

Gols: 71

É o mais bem-sucedido camisa 10 após o fim da ‘era’ Diego Maradona na Seleção Argentina. O craque do Barcelona foi o único jogador a ter conseguido sucesso internacional. Porém, Lionel Messi nunca conseguiu decolar com a camisa da seleção argentina. Afinal, ele fracassou na tentativa de conduzir a equipe ao título mundial nas Copas de 2006, 2010, 2014 e 2018.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Salário milionário, cobertura, carro importado e seguranças: Ex-presidente revela exigências de Maradona para jogar no Flamengo em 1991