Home Mídia Esportiva Apresentadora do SporTV é suspensa por foto com Joice Hasselmann; Globo reforça pedido por ‘isenção’

Apresentadora do SporTV é suspensa por foto com Joice Hasselmann; Globo reforça pedido por ‘isenção’

Janaína Xavier questionou o afastamento, e a cúpula da Globo optou por reforçar o pedido de isenção no segundo turno da eleição

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

A apresentadora Janaína Xavier, que comanda a bancada do “Sportv News”, foi suspensa pela Globo por postar uma foto ao lado de Joice Hasselmann, então candidata do PSL à Prefeitura de São Paulo. A informação é do UOL Esporte, que confirmou o afastamento com a própria jornalista.

PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, após a publicação da foto de Janaína ao lado de Joice Hasselmann, a cúpula da Globo chegou a debater sobre uma possível demissão da apresentadora – a ideia, por enquanto, foi descartada e a expectativa é de que a jornalista volte à bancada do programa na segunda-feira (23).

Segundo a reportagem Janaína Xavier se defendeu e explicou que tratava-se apenas de um almoço informal com uma amiga, e posteriormente, mostrou exemplos de posicionamentos políticos mais enfáticos de outros colegas em redes sociais. A jornalista quis saber e entender o motivo por que somente o caso dela seria punido.

PUBLICIDADE

Diante do ocorrido, o Grupo Globo enviou um comunicado no início desta semana reforçando o pedido de isenção política a seus profissionais nas redes sociais. “(…) Não devemos fazer posts de apoio ou repúdio a algum candidato; não devemos curtir posts de candidatos; e não devemos entrar em debates sobre este ou aquele candidato. Este princípio básico de isenção é importantíssimo para o nosso Jornalismo. E como a maior parte de nossa equipe é formada por jornalistas, um deslize de alguém do Esporte compromete a postura isenta do Jornalismo da Globo. Seguir estas normas é algo básico para todo jornalista. E também lembro que o nosso código é rigoroso pelo não cumprimento dessas normas”, diz o comunicado disparado pelo Grupo Globo internamente.

Em nota ao UOL, a Globo falou sobre o assunto. “odos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas.”

LEIA MAIS:
Jornalista lembra Flamengo e diz que Palmeiras deve ser obrigado a jogar em meio a surto de Covid-19: “Aqui se faz, aqui se paga”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes