Home Extracampo Holograma, renda extra para clubes e mais: Nova tecnologia promete mudar o mercado do futebol

Holograma, renda extra para clubes e mais: Nova tecnologia promete mudar o mercado do futebol

Tecnologia 5G pode mudar a percepção do futebol

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O futebol brasileiro e mundial pode passar por uma mudança drástica – e positiva – nos próximos anos com a inserção da tecnologia 5G no mercado, conforme reportagem publicada pelo Estadão.

PUBLICIDADE

A Anatel deve realizar o leilão com as empresas interessadas em inserirem o 5G no Brasil no primeiro semestre de 2021, e isso pode iniciar uma mudança esportiva.

Isso porque um dos locais de teste do 5G é um dos estádios mais importantes do país, o Allianz Parque, do Palmeiras, em São Paulo.

PUBLICIDADE

O 5G pode trazer uma velocidade jamais vista nas transmissões esportivas, acabar com qualquer delay quando o torcedor assiste e gerar uma renda extra aos clubes. Uma das ideias é a de que, enquanto uma partida está sendo disputada em um estádio, o outro receba a projeção exata e sem atrasos em holograma. As equipes poderiam cobrar ingressos por isso.

Pode parecer avanço demais, mas isso foi testado com músicos no palco, justamente no Allianz Parque, com uma distância de 17 km.

“O atraso da transmissão fica próximo de zero. Imagina uma rodovia com três pistas. Agora você vai e multiplica essas pistas em 15 ou mais vias”, disse ao Estadão o cofundador da Arena Hub, Leandro Manú. A Hub é um centro de inovação que planeja desenvolver o futebol como indústria.

“Essa melhora na transmissão permite recriar uma imagem virtual, capturada a partir de diversas câmeras e projetar essa imagem em outro lugar.”

PUBLICIDADE

O futebol entrou na discussão do 5G justamente pelo Allianz Parque. A Arena Hub fica no estádio e a Anatel anunciou que apenas ali seriam liberados os testes da tecnologia antes do leilão.

Uma das interessadas na implantação do modelo no Brasil é a empresa Ericsson, que por meio de sua presidente, Georgia Sbrana, também ao Estadão, reforçou a ideia de projeção no gramado.

“Vai ser possível, por exemplo, oferecer ao torcedor que está em casa a possibilidade de assistir a partida como se estivesse no banco de reservas do seu time”, apontou.

Outra vantagem do 5G pode ser na telemedicina. Segundo a reportagem, o GPS que monitora dos jogadores poderá avisar anteriormente e durante a partida se um atleta irá se lesionar. Isso porque calcularia instantaneamente o trabalho muscular dos jogadores.

PUBLICIDADE

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras