Home Extracampo Ibrahimovic, craques brasileiros e mais: vários jogadores já reclamaram ou processaram por estarem no FIFA

Ibrahimovic, craques brasileiros e mais: vários jogadores já reclamaram ou processaram por estarem no FIFA

Craque sueco foi às redes sociais para pedir “investigações”

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O atacante Zlatan Ibrahimovic usou suas redes sociais na última segunda-feira (23) para reclamar sobre sua presença nos games FIFA, da EA Sports, e se uniu a jogadores brasileiros, que chegaram a processar a empresa por aparecerem no game.

PUBLICIDADE

“Quem deu permissão à EA SPORTS FIFA para usar meu nome e rosto? Fifpro? Não estou ciente de ser um membro do Fifpro e se for, fui colocado lá sem qualquer conhecimento real por meio de alguma manobra estranha. E com certeza nunca permiti que FIFA ou Fifpro ganhassem usando-me. Alguém está lucrando com meu nome e rosto sem qualquer acordo todos esses anos. Hora de investigar”, escreveu Ibrahimovic em suas redes.

Dois nomes pesados do futebol nacional já foram à Justiça contra a EA: Marcos, ex-goleiro e ídolo do Palmeiras, e Edmundo, ex-atacante e ídolo também do Palmeiras e do Vasco.

PUBLICIDADE

O ex-goleiro exigiu uma compensação financeira de R$ 400 mil por ter sua imagem utilizada pelos jogos sem seu consentimento de 2005 a 2012.

O ex-atacante e atual comentarista, por sua vez, contesta a utilização de sua imagem de 2007 a 2009 e cobra R$ 180 mil.

Além de ambos, a EA Sports também enfrentou um processo contra um coletivo de 77 jogadores que atuaram no Brasil e foram à Justiça contra a empresa por conta do FIFA. Jogadores conhecidos como Magrão (ex-Sport), Reinaldo (ex-Flamengo, SP e Santos), Gonzalo Fierro (ex-Flamengo) e Wellington Paulista (Fortaleza) venceram os processos e receberam as indenizações. Outros estão com o processo em andamento.

Ibra não foi à Justiça, mas reforça algo que poucos entendem: o acordo pela utilização dos direitos de imagem. Muitas vezes isso está em contrato, mas não fica claro no momento da assinatura. Alguns clubes assinam exclusividade com empresas e cedem sua totalidade em direitos.

PUBLICIDADE

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras