Juventude x Grêmio vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil; saiba tudo sobre o jogo

Como chegam as equipes, as prováveis escalações, arbitragem, retrospecto e onde assistir Juventude x Grêmio ao vivo na TV e online

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Nesta quinta (5), a partir das 21h30, o Juventude recebe o Grêmio no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela segunda e decisiva partida das oitavas de final da Copa do Brasil.

A partida no Rio Grande do Sul será realizada sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

As equipes que passaram pelas quatro fases anteriores da competição enfrentam nas oitavas de final os clubes que disputam a Copa Libertadores da América: Athletico Paranaense, Corinthians, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Flamengo, Santos e São Paulo, mais Red Bull Bragantino (campeão da Série B do Brasileirão), Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste) e Cuiabá (campeão da Copa Verde).

Como chegam Juventude e Grêmio

O Juventude chegou às oitavas de final ao eliminar Coruripe-AL, XV de Piracicaba-SP, América-RN e, na quarta fase, o CRB-AL pelo placar agregado de 2 x 1, após vitória em casa por 2 x 0 e derrota em Maceió por 1 x 0.

Pela Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe alviverde ocupa o quarto lugar e fecha a zona de acesso para a Série A com 31 pontos, um a mais que a Ponte Preta, a quinta colocada.

Classificado em primeiro lugar no Grupo E para as oitavas de final da Copa Libertadores, na Série A do Brasileirão o Grêmio possui 50% de aproveitamento com um jogo a menos e ocupa o oitavo lugar somando 27 pontos, três abaixo do Santos, que se encontra na sexta posição e sela o grupo de classificação para a Libertadores de 2021.

Os dois times jogaram em casa e vêm de triunfos pelas rodadas anteriores das Séries A e B: o Juventude venceu o Guarani pelo placar de 1 x 0, enquanto o Grêmio superou o Red Bull Bragantino por 2 x 1.

A primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, disputada na semana passada na Arena gremista, em Porto Alegre, terminou com vitória dos donos da casa por 1 x 0, com gol marcado pelo meio-campista Isaque aos oito minutos da etapa inicial.

Com o resultado, o Grêmio se classifica para as quartas de final com outra vitória ou qualquer empate. O Juventude precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar diretamente com a vaga. Se a equipe de Caxias de Sul anotar um tento de vantagem, a definição será nas cobranças de pênaltis.

O clube que avançar de fase receberá R$ 3,3 milhões em premiação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Prováveis escalações

Juventude: Marcelo Carné, Igor, Wellington, Nery Bareiro e Eltinho; João Paulo, Bochecha, Renato Cajá e Capixaba; Breno e Dalberto; treinador: Pintado

Grêmio: Vanderlei, Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique e Ferreira; Isaque, Pepê e Diego Souza; treinador: Renato Portaluppi

No jogo de ida, o Grêmio superou o Juventude em sua arena pelo placar de 1 x 0 e tem a vantagem do empate em Caxias do Sul (Foto: Lucas Uebel/ Reprodução/ Flickr oficial Grêmio FBPA)

No jogo de ida, o Grêmio superou o Juventude em sua Arena pelo placar de 1 x 0 e tem a vantagem do empate em Caxias do Sul (Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA)

Arbitragem

O duelo no estádio Alfredo Jaconi será apitado por Marcelo de Lima Henrique, que terá Luiz Claudio Regazone e Michael Correia como seus assistentes, todos do Rio de Janeiro.

O gaúcho Jonathan Benkenstein Pinheiro será o quarto árbitro e o também carioca Rodrigo Nunes de Sá comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo).

Retrospecto de Juventude x Grêmio

De acordo com o site “oGol”, este será o 60º confronto entre os dois clubes e o retrospecto é amplamente favorável ao Grêmio, que venceu 35 vezes contra apenas nove triunfos do Juventude, mais 15 partidas que terminaram em igualdade no marcador.

Antes do jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, as duas equipes se enfrentaram em fevereiro deste ano também na Arena do Grêmio, em duelo válido pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho, e o Tricolor venceu pelo placar de 3 x 0 com gols de Pepê, Diego Souza e Luciano.

Como assistir Juventude x Grêmio ao vivo

Juventude x Grêmio será transmitido ao vivo pelo SporTV e o Premiere para todo o Brasil, com narração de Gustavo Villani e comentários de Paulo César Vasconcellos e Paulo Nunes, mais a participação de Sandro Meira Ricci na “Central do Apito”.

Premiere (em sistema de pay-per-view) e SporTV são canais fechados que pertencem ao Grupo Globo e podem ser adquiridos por meio de um plano de TV por assinatura.

O assinante ainda pode assistir ao jogo ao vivo online pelo Premiere Play ou pelo SporTV através do Globosat Play, ambas plataformas de streaming compatíveis com dispositivos Android, iPhone (iOS), iPad e navegadores de internet.

Basta acessar o site ou o aplicativo do canal Premiere ou do Globosat Play e preencher com os dados do cadastro na operadora de TV.

 

LEIA TAMBÉM

Confira os jogos da semana com transmissão AO VIVO pelo SporTV e o Premiere

Gre-Nal AO VIVO: como assistir ao clássico Internacional x Grêmio pelo Brasileirão Sub-20

Veja os times mais “beneficiados” e “prejudicados” pelo VAR no fim 1º turno do Brasileirão