Home Futebol Formação de atletas: Real Madrid e Barcelona são os que mais revelam para as grandes ligas da Europa

Formação de atletas: Real Madrid e Barcelona são os que mais revelam para as grandes ligas da Europa

Gigantes tem famosas divisões de base

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Real Madrid e o Barcelona são os clubes que mais formam jogadores para as grandes ligas da Europa, conforme mostrado em estudo divulgado pelo Observatório do Futebol CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte).

PUBLICIDADE

O estudo foi amplo e mostrou números por toda a Europa, mas o recorte apenas com as cinco principais ligas do continente (Espanha, Inglaterra, França, Itália e Alemanha) chamou a atenção.

O Real Madrid revelou 43 jogadores que estão registrado nas principais ligas europeias, enquanto o Barcelona aparece na sequência com 32 atletas.

PUBLICIDADE

Veja o ranking:

Top 10 levando em conta apenas as cinco grandes ligas da Europa — Foto: Divulgação/Observatório CIES

Divulgação/CIES

Os números totais mostram diferenças por toda a Europa. Surpreendentemente, o principal clube revelador do continente é o Partizan, da Sérvia, com boa diferença para o segundo colocado. A equipe de Belgrado tem 85 atletas revelados espalhados pelo continente, enquanto o segundo colocado Ajax tem 77.

Ranking da CIES com clubes formadores na Europa — Foto: Divulgação/Observatório CIES

Divulgação/CIES

O primeiro grande clube a aparecer na lista geral é justamente o Real Madrid, em sexto, com 63 jogadores formados espalhados pela Europa. Nenhum outro grande das cinco principais ligas aparece no top-10.

Leia mais:
Zagallo, Felipão e mais: Brasil teve 15 técnicos em Copas do Mundo; veja todos

PUBLICIDADE

Neymar e Coutinho ficam fora de jogo da Seleção pela 1ª vez na era Tite