Home DESTAQUE “VAR light” e revisão de impedimentos: Fifa deseja aperfeiçoar tecnologia no futebol; veja projeções

“VAR light” e revisão de impedimentos: Fifa deseja aperfeiçoar tecnologia no futebol; veja projeções

Intenção da Fifa é fazer com que a tecnologia seja praticamente infalível nas decisões dentro de campo

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]
PUBLICIDADE

Em seu site oficial, a Fifa divulgou os resultados da reunião do Grupo de Trabalho para Excelência em Inovação, realizada em 27 de outubro. A intenção do encontro foi discutir melhorias e implementações para o VAR, que pode ter novidades em breve.

Sendo assim, uma possível inovação deve ocorrer com a implementação mais simples do sistema, visando que a maior parte dos jogos ao redor do mundo conte com a presença da tecnologia para auxiliar os árbitros. Portanto, em breve, todas as competições podem registrar revisões de lances, diminuindo a margem de erros nas partidas.

“Um tópico importante foi o desenvolvimento do conceito ‘light’ do VAR, que visa criar sistemas VAR mais acessíveis para permitir o uso do VAR em todos os níveis do jogo. O grupo de trabalho identificou fatores de custo variáveis, falou sobre a diminuição potencial da qualidade e os requisitos mínimos para tal configuração de tecnologia. Além disso, a Confederação Asiática de Futebol (AFC), a Federação Francesa de Futebol (FFF) e a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) forneceram ao grupo de trabalho os resultados dos testes off-line com tecnologia VAR mais econômica“, afirmou a Fifa.

PUBLICIDADE

REVISÃO DE IMPEDIMENTOS

Além disso, a entidade máxima do futebol está ciente que a revisão de impedimentos precisa ser aperfeiçoada. Portanto, três fornecedores se ofereceram para apresentar recursos que busquem melhorar o processo de checagem de lances ilegais. Porém, por conta da pandemia, a fase em questão deve ser adiada.

“A agenda também cobriu o desenvolvimento de tecnologia de impedimento semiautomática para tornar o processo de revisão de incidentes de impedimento o mais eficiente possível. Após as demonstrações iniciais das capacidades desta nova tecnologia, três fornecedores de tecnologia estão interessados ​​na próxima fase de desenvolvimento, que teve de ser adiada devido à pandemia de COVID-19, mas deve ocorrer o mais cedo possível no próximo ano. O objetivo desta fase de desenvolvimento é melhorar ainda mais os algoritmos dos sistemas com base em uma coleção de conjuntos de dados de centenas de diferentes incidentes de impedimento”, afirmou o comunicado.

LEIA MAIS

Novo Mundial de Clubes: Fifa garante apoio de Uefa e Conmebol e diz que torneio será “um sucesso”