Home DESTAQUE Caso Robson: Ex-motorista é condenado à pena mínima na Rússia e pode deixar prisão em alguns meses; Promotoria deve recorrer

Caso Robson: Ex-motorista é condenado à pena mínima na Rússia e pode deixar prisão em alguns meses; Promotoria deve recorrer

Promotoria pedia 12 anos de prisão ao ex-motorista de Fernando

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O ex-motorista do volante Fernando, Robson Nascimento, preso na Rússia após levar medicamentos proibidos para a família do jogador, foi julgado e condenado nesta quarta-feria (9) à pena mínima concedida pela Justiça Russa aos casos de tráfico de drogas: três anos. A informação foi publicada inicialmente pelo Globoesporte.com.

PUBLICIDADE

Preso há um ano e nove meses, Robson teria que cumprir ainda 15 meses na Rússia antes de se tornar livre. A pena é consideravelmente menor do que pedia a Promotoria de Justiça (PJ), que foi ao julgamento com pedido de 12 de anos de prisão ao brasileiro. Após a sentença de três anos, a PJ irá recorrer.

O recurso precisa ser protocolado em dez dias e vai para um novo juiz para que seja julgado em segunda instância. Ao fim de todas as instâncias, será dado o início das negociações para que Robson volte ao Brasil. Caso não consiga a transferência para o país, Robson pode deixar a prisão na Rússia após oito meses, já que os condenados no local podem deixar o regime fechado após 3/4 da pena em caso de bom comportamento.

PUBLICIDADE

Caso Robson

O motorista viajou até a Rússia para trabalhar para a família de Fernando, ex-volante do Grêmio e da Seleção Brasileira e que estava no Spartak Moscou, no início de 2019. A pedido da família, levou o medicamento Mytedom 10mg (cloridrato de metadona), que é liberado no Brasil, mas proibido na Rússia. Robson foi pego no aeroporto e após um mês foi preso por tráfico de drogas. Fernando e a família deixaram o país e foram para a China, já que o volante assinou com o Shandong Luneng. O caso só se tornou público após uma reportagem do Esporte Espetacular, em junho de 2019.

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras