Home Futebol Figueirense x Avaí: como chegam, prováveis escalações, arbitragem, retrospecto e onde assistir AO VIVO

Figueirense x Avaí: como chegam, prováveis escalações, arbitragem, retrospecto e onde assistir AO VIVO

O Figueirense procura sair do Z4 e encara o rival Avaí, que busca se aproximar do G4; confira tudo sobre o clássico pela Série B

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde deste sábado (26), a partir das 16h00, o Figueirense recebe o Avaí no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, em clássico catarinense válido pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

A partida em Santa Catarina será realizada sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

Como chegam as equipes

Com 35% de aproveitamento, o Figueira precisa dos três pontos no clássico para seguir na briga contra o rebaixamento. Na rodada passada, o time alvinegro visitou a cidade de Campinas, no interior paulista, e ficou no empate em 2 x 2 com o Guarani, após estar por duas vezes atrás no placar, o que significou um bom resultado por atuar fora de casa.

PUBLICIDADE

O Figueirense possui os mesmos 32 pontos do Paraná, mas ocupa a 18ª posição na tabela (uma atrás) pelos critérios de desempate. O Náutico tem três pontos a mais que ambos e é o primeiro fora do Z4 na 16ª colocação.

Do outro lado, a necessidade de um resultado positivo é a mesma, porém pelo motivo oposto: se aproximar do pelotão de classificação para a Série A. O Leão da Ilha não perde há três rodadas e aparece em nono lugar com 44 pontos, cinco abaixo do Juventude, que fecha o G4.

A equipe vem de empate em 1 x 1 com o Cruzeiro jogando no estádio da Ressacada, com direito a gol do meia-atacante Valdívia marcado nos acréscimos do segundo tempo.

O técnico Jorginho tem sofrido com vários desfalques no Figueirense e destacou em entrevista coletiva a importância do departamento médico em recuperar os atletas na reta final do campeonato.

PUBLICIDADE

Estamos até a última hora pelo departamento médico. As contusões estão nos deixando na mão. A gente vai entrar com a melhor equipe que pudermos, não tem que poupar. Mas não posso perder uma substituição com cinco ou dez minutos. Estamos tomando o máximo de cuidado, mas o melhor possível para fazer um bom jogo”, disse o comandante.

No Avaí, o treinador Claudinei Oliveira volta a ter à disposição os volantes Bruno Silva (reintegrado ao elenco) e Ralf (recuperado de lesão), que retornaram aos treinamentos. Porém, não terá o atacante Rômulo que, contundido, deve ficar cerca de três semanas sem poder atuar.

De acordo com as estatísticas do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, o Figueirense tem 61% de chances de disputar a Série B do ano que vem, enquanto o Avaí apresenta 17% de possibilidade de fazer parte da elite do futebol nacional.

No jogo do primeiro turno da Série B, disputado na Ressacada, o Avaí superou o Figueirense pelo placar de 1 x 0 (Foto: Frederico Tadeu/ Reprodução/ Flickr oficial do Avaí FC)

No jogo do primeiro turno da Série B, disputado na Ressacada, o Avaí superou o Figueirense pelo placar de 1 x 0 (Foto: Frederico Tadeu/ Avaí FC)

Prováveis escalações

Figueirense: Rodolfo, Thiaguinho, Jhonatan, Vítor Mendes e Renan; Patrick, Léo Arthur e Guilherme; Bruno Michel, Diego Gonçalves e Alecsandro; treinador: Jorginho

PUBLICIDADE

Avaí: Lucas Frigeri, Edílson, Betão, Alan Costa e João Lucas; Jean, Ralf, Pedro Castro e Valdívia; Getúlio e Gaston Rodriguez; treinador: Claudinei Oliveira

Arbitragem

O clássico no estádio Orlando Scarpelli será apitado por Vinícius Gonçalves Dias Araújo, que terá Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Evandro de Melo Lima como seus assistentes, todos de São Paulo.

Diego da Costa Cidral será o quarto árbitro e Cantucho João Setúbal o analista de campo, ambos de Santa Catarina.

Retrospecto de Figueirense x Avaí

De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, os dois rivais já se enfrentaram 449 vezes na história. O retrospecto é favorável ao Figueirense, que possui 155 vitórias contra 149 triunfos do Leão da Ilha, mais 145 confrontos que terminaram em igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

A primeira partida aconteceu em abril de 1924, um amistoso realizado no estádio do Aldo Luz, em Florianópolis, e terminou com vitória do Figueirense pelo placar de 4 x 3. No entanto, a maior goleada foi do Avaí em fevereiro de 1938: 11 x 2.

O último encontro entre as duas equipes aconteceu em setembro deste ano na Ressacada, válido pela 12ª rodada da Série B do Brasileirão, e o Avaí venceu por 1 x 0, com gol marcado pelo atacante uruguaio Gaston Rodriguez.

Onde assistir Figueirense x Avaí AO VIVO

O clássico Figueirense x Avaí será transmitido ao vivo e para todo o Brasil pelo SporTV e o Premiere, com narração de Bruno Fonseca e comentários de Carlos Eduardo Lino.

Premiere (em sistema de pay-per-view) e SporTV são canais fechados que pertencem ao Grupo Globo e podem ser adquiridos por meio de um plano de TV por assinatura.

PUBLICIDADE

O assinante também pode assistir ao jogo ao vivo online pelo Premiere Play ou pelo SporTV através do Globosat Play, ambas plataformas de streaming compatíveis com dispositivos Android, iPhone (iOS) e navegadores de internet.

Basta acessar o site ou o aplicativo do canal Premiere ou do Globosat Play e preencher com os dados do cadastro na operadora de TV.

 

LEIA MAIS

Leicester x Manchester United: onde assistir ao duelo da Premier League AO VIVO

Fortaleza x Flamengo: confira tudo sobre o confronto pelo Brasileirão

O Sport busca se afastar do Z4 e visita o lanterna Goiás; saiba tudo sobre o jogo do Brasileirão

SporTV e Premiere transmitem 12 jogos AO VIVO no último fim de semana de 2020; saiba quais