Home Futebol Grêmio x São Paulo: confira tudo sobre o duelo pelas semifinais da Copa do Brasil

Grêmio x São Paulo: confira tudo sobre o duelo pelas semifinais da Copa do Brasil

Como chegam, as prováveis escalações, arbitragem, retrospecto e onde assistir Grêmio x São Paulo ao vivo na TV e online

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Nesta quarta (23), a partir das 21h30, o Grêmio recebe o São Paulo em sua Arena, em Porto Alegre, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

O duelo no Rio Grande do Sul será realizado sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

Dos quatro semifinalistas, o América-MG é o único time que disputa a Copa do Brasil desde a primeira fase. Grêmio, São Paulo e Palmeiras, devido à participação na Copa Libertadores da América, ingressaram na competição já na fase de oitavas de final.

PUBLICIDADE

Como chegam as equipes

O Tricolor gaúcho chegou à fase semifinal ao eliminar Juventude e Cuiabá e agora enfrentará pela primeira vez um clube da Série A, na busca pelo sexto título da Copa do Brasil. O outro Tricolor, o paulista, que ainda não tem o troféu do torneio em sua galeria, passou pelo Fortaleza e depois despachou o Flamengo pelo placar agregado de 5 x 1.

O Grêmio entra em campo sob pressão pela recente eliminação diante do Santos nas quartas de final da Copa Libertadores. Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe gaúcha tem um jogo a menos e ocupa o quinto lugar com 42 pontos, dois acima do Fluminense, o sétimo colocado e o primeiro fora da zona de classificação para a principal competição continental de 2021.

O São Paulo é o líder isolado do Brasileirão somando 53 pontos, cinco a mais que o vice-líder Flamengo, que também deve uma partida.

Pela rodada passada, o Tricolor paulista jogou no Morumbi e superou o Atlético-MG por 3 x 0, enquanto o Grêmio visitou Recife e ficou no empate em 1 x 1 com o Sport.

PUBLICIDADE

Para o jogo desta quarta (23), o técnico Renato Portaluppi não poderá contar com o lateral Orejuela e o meia Maicon, que estão em tratamento de lesão no departamento médico. Por outro lado, o zagueiro Paulo Miranda e o meia-atacante Alisson foram relacionados e podem jogar.

Fernando Diniz, treinador do São Paulo, ainda aguarda um parecer final dos médicos para saber se terá o atacante Luciano à disposição, embora o atleta tenha participado do treinamento de terça (22) e ter sido relacionado para a viagem. Se não tiver condições de atuar, Tchê Tchê ou Pablo são os prováveis substitutos.

O segundo e decisivo confronto das semifinais está programado para acontecer na quarta-feira dia 30 de dezembro, também às 21h30, no estádio do Morumbi, em São Paulo. O clube que avançar à decisão da Copa do Brasil já garante R$ 22 milhões em premiação como vice-campeão. Em caso de conquista do título, receberá R$ 54 milhões.

O último jogo entre os dois times aconteceu no Morumbi pela 17ª rodada do Brasileirão deste ano e terminou empatado em 0 x 0 (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net/ Reprodução/ Flickr oficial do São Paulo FC)

O último jogo entre os dois times aconteceu no Morumbi pela 17ª rodada do Brasileirão deste ano e terminou empatado em 0 x 0 (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net)

Prováveis escalações

Grêmio: Vanderlei, Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Ferreira, Pepê e Diego Souza; treinador: Renato Portaluppi

PUBLICIDADE

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Pablo e Brenner; treinador: Fernando Diniz

Arbitragem

O duelo na Arena do Grêmio será apitado por Marcelo de Lima Henrique, que terá Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Michael Correia como seus assistentes, todos do Rio de Janeiro.

Grazianni Maciel Rocha será o quarto árbitro e Rodrigo Nunes de Sá comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo), ambos também cariocas.

Retrospecto de Grêmio x São Paulo

De acordo com o site “O Gol”, este será o 90º confronto entre os dois clubes e o retrospecto é equilibrado, porém com ligeira vantagem ao São Paulo, que venceu 31 vezes contra 29 triunfos do Grêmio, mais 29 partidas que terminaram em igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

O último encontro entre os dois Tricolores aconteceu em outubro deste ano no estádio do Morumbi, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, e terminou empatado sem gols.

Onde assistir Grêmio x São Paulo AO VIVO

Grêmio x São Paulo será transmitido ao vivo pela TV Globo para todo o Brasil (menos para os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), com narração de Luis Roberto e comentários de Walter Casagrande Júnior e Roger Flores.

A partida também será exibida ao vivo e para todo o país pelo SporTV 2 e o Premiere. Gustavo Villani narra e Ricardinho e Grafite comentam.

Premiere (em sistema de pay-per-view) e SporTV 2 são canais fechados que pertencem ao Grupo Globo e podem ser adquiridos por meio de um plano de TV por assinatura.

PUBLICIDADE

O assinante também pode assistir ao jogo ao vivo online pelo Premiere Play ou pelo SporTV 2 através do Globosat Play, ambas plataformas de streaming compatíveis com dispositivos Android, iPhone (iOS) e navegadores de internet.

Basta acessar o site ou o aplicativo do canal Premiere ou do Globosat Play e preencher com os dados do cadastro na operadora de TV.

 

LEIA MAIS

Boca Juniors x Racing AO VIVO: onde assistir ao jogo decisivo da Copa Libertadores

Com São Paulo no topo e Flamengo com jogo a menos, veja a classificação do 2º turno do Brasileirão

SporTV e Premiere transmitem 12 jogos AO VIVO nesta semana; confira quais

Palmeiras x América-MG e Grêmio x São Paulo: onde assistir às semifinais da Copa do Brasil