Home Futebol Jato, noites para dançar e liberação para sair do planeta: veja as cláusulas de contrato mais bizarras do futebol

Jato, noites para dançar e liberação para sair do planeta: veja as cláusulas de contrato mais bizarras do futebol

Ronaldinho fazia exigência em seus contratos e conseguia

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Os contratos de um jogador de futebol normalmente não tem erro: especificam direitos e deveres de ambas as partes e algumas cláusulas são inseridas em casos de exigências. Mas o jornal espanhol Às publicou nesta terça-feira (8) uma lista com 8 cláusulas de contrato bizarras e que chamaram a atenção quando foram divulgadas.

PUBLICIDADE

Com três brasileiros envolvidos na lista, veja as 8 cláusulas de contrato mais bizarras do futebol:

Uma casa por ano
O atacante do Arminia Bielefeld, que subiu recentemente para a Bundesliga, pediu uma casa por ano para renovar com o clube. O Arminia cumpriu e deu a ele uma casa de Lego por ano.

PUBLICIDADE

Sem avião
O craque Dennis Bergkamp perdeu dezenas de jogos de Champions League em sua vida por ter uma fobia que o atrapalhou: avião. Com isso, em seu contrato com o Arsenal, especificou: não iria voar de avião de forma alguma.

Com avião
próprio O atacante Samuel Eto’o surpreendeu ao assinar com o Anzhi Makhachkala, time emergente na Rússia, mas colocou um ponto em seu contrato: moraria em Moscou e exigia um jato para que voasse todos os dias ao treino do clube no Daguestão. A distância entre um local e outro é de nada menos que 2 mil quilômetros.

Anti-Barcelona
Quando vendeu Philippe Coutinho para o Barcelona, o Liverpool ativou uma cláusula ao clube espanhol: caso quisesse contratar mais um jogador dos Reds antes de 2020, teria que pagar 89 milhões de libras além do valor acordado.

Anti-Arsenal
O Liverpool ativou a cláusula no dia da compra de Roberto Firmino. Isso porque o clube de Londres quase levou Suárez, que recusou a oferta para ficar nos Reds. Para evitar o assédio, o Liverpool colocou a multa de Firmino em 98 milhõe de euros se o ofertante “não for o Arsenal”. Se for, o valor dobraria.

PUBLICIDADE

Boa conduta
Assim que assinou com o Liverpool, Balotelli se prendeu a uma das cláusulas que passaria a sempre aparecer em seu contratos a partir dali, o de “boa conduta”. Atualmente isso é uma realidade, mas não era na época, o que causou estranhamento e, obviamente, não deu certo.

Uma dança por semana
Ronaldinho exigiu no Barcelona e no Milan uma das cláusulas mais curiosas em contratos: a de que poderia sair para dançar. Sim, era exatamente assim que aparecia nos contratos do R10, que ele sairia para dançar ao menos uma vez a mais que seus companheiros durante a semana.

Ao infinito e além
Mas a cláusula mais bizarra da lista fica por conta do zagueiro e volante sueco Stefan Schwarz. Quando foi para o Sunderland em 1999, exigiu que um ponto no contrato especificasse que ele poderia ser liberado de graça do clube caso pudesse realizar seu sonho de sair do planeta.

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras

PUBLICIDADE