Todo ano, a ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, presta homenagem aos profissionais da imprensa em diversas categorias, entre elas Melhor Matéria. Em 2020, o jornalista Daniel Servidio publicou pelo Torcedores.com a história de Barreto, ex-roupeiro da seleção brasileira, que lutava contra câncer, escolhida a vencedora deste ano.
Você pode conferir a matéria completa em: Ex-roupeiro da seleção vendeu par de chuteiras de Ronaldo para não passar fome e luta contra um câncer
Daniel explicou como foi o processo para elaborar a reportagem: “Nosso primeiro contato seria em março deste ano. Eu iria para Maricá (RJ), na casa dele, para conversarmos. A viagem foi adiada – e acabou nem acontecendo – por conta da pandemia. Nossos papos, então, foram por telefone e mensagens. Convivi virtualmente com o Barreto por quase um mês, e ele me contou uma história de vida incrível, cheia de altos e baixos”.
O ex-roupeiro acabou falecendo em julho de 2020, meses após a publicação da matéria. Barretinho foi campeão em 1994 e 2002 com o Brasil e era ele quem amaciava a chuteira de Ronaldo Fenômeno. O roupeiro acabou sendo demitido junto com a comissão técnica, depois da Copa de 2014.
Você pode ler também: Ex-roupeiro da seleção brasileira é diagnosticado com câncer e filho faz vaquinha na internet para pagar tratamento
“O que mais me orgulha na matéria é que a voz dele foi ouvida. Uma pessoa simples, comum, boa de conversa, cheia de coisas para contar, mas com pouca oportunidade para falar. Barreto, como tantos outros coadjuvantes do futebol e da vida, era deixado de lado”, completou Daniel.
Além disso, o jornalista deixou registrado o agradecimento pelo de Melhor Matéria de 2020: “Estou muito, muito, muito feliz com o prêmio. Já agradeci muita gente, já tomei minha cerveja, já comemorei e já olhei para o céu tentando imaginar o que vovó, vovô e o Nelson me diriam. Sei que é uma premiação importante, mesmo estando meio confuso com a dimensão, e que, sem o seu Jailson e a dona Rosângela, meus pais, minha base, nada disso teria acontecido”.
Confira todos os vencedores:
TV
Narrador: Everaldo Marques (TV Globo/SporTV)
Comentarista: Alexandre Lozetti (TV Globo/SporTV) e Ana Thaís Matos (TV Globo/SporTV)
Repórter: André Hernan (TV Globo/SporTV)
Apresentador: Renata Fan ( TV Bandeirantes)
RÁDIO
Narrador: Oscar Ulisses (Rádio CBN)
Comentarista: Claudio Zaidan (Rádio Bandeirantes)
Repórter: Ivan Drago (Rádio Transamérica)
Apresentador: Ricardo Capriotti (Rádio Bandeirantes)
MÍDIA ONLINE
UOL
OPINIÃO (Blogueiro/Colunista)
Luis Augusto Simon (Blog do Menon/UOL)
INTERIOR
Rádio: Rádio CBN Campinas, Rádio Central de Campinas, Thati FM de Ribeirão Preto, Rádio Futebol Total de Bragança Paulista
TV: TV Tribuna de Santos
Jornal: Tribuna de Santos
EX- ATLETAS
Pedrinho (TV Globo/SporTV)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Don Roberto Costa (Portuguesa)
TROFÉU REGIANI RITTER
Lia Benthien
TROFÉU ELY COIMBRA
Luiz Ceará
HOMENAGEM – 50 ANOS DE JORNALISMO
Programa Parada dos Esportes – São José dos Campos
MELHOR MATÉRIA
Tema: História de Barreto, ex roupeiro da seleção brasileira de futebol masculino
Autor: Daniel Servidio
FURO DE REPORTAGEM
Tema: Apostador detalha esquema de compra de resultados na série A3 ao tentar subornar jogador
Autores: Emilio Botta / Anselmo Caparica / Leonardo Lourenço / Mauricio Oliveira – Globo Esporte

