Home Futebol “Novo” Maradona, ex-jogador do Flamengo é cotado para assumir a seleção colombiana, segundo rádio e site

“Novo” Maradona, ex-jogador do Flamengo é cotado para assumir a seleção colombiana, segundo rádio e site

Aos 56 anos, Claudio Borghi está cotado para comandar a seleção colombiana em 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

A Colômbia anda está sem treinador. O nome do futuro comandante é tratado com sigilo absoluto e a Federação Colombiana de Futebol tenta guardar a negociação a sete chaves. A linha de raciocínio é a mesma utilizada durante o processo de contratação de Carlos Queiroz. Por isso, presidente da FCF, Ramón Jesurún quer repetir a fórmula.

O dirigente tinha tudo praticamente acertado com Reinaldo Rueda, que dirige o Chile. Porém, o treinador fez uma série de exigências econômicas para voltar a comandar a seleção colombiana. Por isso, ele começou a avaliar outras possibilidades e procurou informações sobre Claudio Borghi.

Na primeira reunião, dois nomes foram tratados José Pékerman aguarda melhores ofertas no mercado e Marcelo Gallardo não tem interesse em deixar o River Plate. Os únicos brasileiros citados formam Dunga e Vanderlei Luxemburgo, mas o Torcedores.com apurou que não houve sequer sondagens ao técnico que estão desempregados.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

Dias depois da demissão de Carlos Queiroz, sabendo da preferência por estrangeiros, vários técnicos foram oferecidos a FCF, assim como outras sugestões foram entrando em pauta. De acordo com os sites “Antena 2” e “En Cancha”, o argentino Claudio Borghi, campeão do mundo com a Argentina em 1986 foi procurado.

O ex-técnico da seleção chilena, que atualmente é comentarista da “Rádio Futuro” e da emissora de tevê “CDF” (Canal del Fútbol), é um nome que agrada. Em entrevista ao site colombiano “Antena 2”, Cristián Argiz, empresário do treinador, revelou detalhes da conversa com a Federação Colombiana de Futebol.

“Ele (Claudio Borghi) está muito feliz porque há alguns anos não comanda uma equipe e recebeu muito bem a notícia. Ele, obviamente, se sente qualificado para exercer esta função. Não podemos esquecer que dirigiu a seleção chilena, foi campeão nacional com o Colo-Colo e Argentinos Juniors. A questão económica neste momento vai para um segundo plano. A prioridade é a questão esportiva. O Borghi conhece o estilo ofensivo da seleção colombiana. Acho que os torcedores vão adorá-lo”, disse o empresário.

Quem é Claudio Borghi?

 Claudio Daniel Borghi Bidos surgiu como grande promessa do futebol argentino no começo dos anos 80. As boas atuações pelo Argentinos Juniors foram suficientes para torna-lo o “novo Maradona”. Em 1986, “El Bichi”, como é chamado pela imprensa de seu país, foi reserva de Don Diego na conquista da Copa do Mundo de 1986.

PUBLICIDADE

Após o Mundial do México, Borghi se transferiu para o Milan. Por lá, ele atuou ao lado dos lendários Franco Baresi, Paolo Maldini, Roberto Donadoni, Carlo Ancelotti, Daniele Massaro, Marco van Basten e Ruud Gullit. O argentino, porém, passou a maior parte da temporada sem ser relacionado sequer para o banco de reservas.

Com van Basten, Massaro e Gullit considerados titulares absolutos, Borghi era preterido pelo técnico Arrigo Sachi. Além disso, o regulamento do Campeonato Italiano só permitia a utilização de três jogadores estrangeiros. A outra vaga gringa era preenchida pelo suíço Walter Bianchi, que era reserva imediato de Franco Baresi no Milan.

Após passagens apagadas pelo Como, da Itália, Neuchâtel Xamax, da Suíça e River Plate, da Argentina, Claudio Borghi desembarcou no Flamengo em 1989. Ele chegou ao clube carregado como ídolo e com status de craque. Afinal, a diretoria rubro-negra estava desesperada para encontrar um substituto para Bebeto que havia se transferido para o Flamengo.

Borghi, porém, teve passagem para ser esquecida pelo Flamengo. Nesse ínterim, ele acumulou problemas dentro e fora de campo. Além disso, disputou apenas nove partidars com a camisa 10. Ao todo, foram seis jogos oficiais e três amistosos. Em nenhum deles atuou os 90 minutos. Posteriormente, ele meteu o pé e passou por Independiente, Colo-Colo e outros sete clubes.

PUBLICIDADE

Como treinador, o argentino esteve à frente do Audax Italiano, Colo-Colo, Independiente, Argentinos Juniors, Boca Juniors e LDU Quito. Viveu o auge da carreira quando comando o Chile de 2011 a 2012. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Chileno (2006, 2007 e 2008) e o Campeonato Argentino (2009/2010).

LEIA MAIS:

Cuca vê pressão do Benfica para Lucas Veríssimo sair do Santos

Fora dos planos do Botafogo, Marcinho não terá contrato renovado; entenda! 

Los Angeles Galaxy rescinde empréstimo de Yony González, e atacante retorna ao Benfica