Home Futebol ‘Padrinho’ de Vinícius Jr no Real Madrid, Santiago Solari é contratado por clube mexicano

‘Padrinho’ de Vinícius Jr no Real Madrid, Santiago Solari é contratado por clube mexicano

Santiago Solari trabalhou por seis temporadas no Real Madrid

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O América do México tem um novo técnico. Santiago Solari foi anunciado como o novo comandante do clube nesta terça-feira. O treinador argentino, de 44 anos, está desempregado desde que foi demitido do Real Madrid em maio de 2019.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

Ele também acumula passagens pelas categorias de base do clube merengue onde trabalhou por seis temporadas. O contrato, a princípio, é válido até dezembro de 2021. No entanto, o acordo prevê a extensão do vínculo por mais um ano. Santiago Solari será apresentado pelo novo clube no começo de janeiro.

Desde a demissão do técnico Miguel Herrera, muitos nomes oram especulados no América. Estrangeiros eram os preferidos. Representantes do clube mexicano chegaram a conversar com José Pékerman. Porém, o argentino não se empolgou com o projeto apresentado.

PUBLICIDADE

De acordo com a imprensa mexicana, o presidente do America, Emilio Azcárraga, sondou o argentino Claudio Borghi, o colombiano Juan Carlos Osorio e o português Carlos Queiroz. Mas as negociações não evoluíram para uma proposta oficial.

Por fim, o dirigente ficou empolgado com o nome de Santiago Solari e acertou a vinda do argentino. Inicialmente ele chega ao clube com o objetivo de conquistar o Torneio Clausura. Sua estreia será contra o Monterrey, no dia 17 de janeiro, fora de casa.

A carreira de Santiago Solari

Nascido em Santa Fé, na Argentina, Santiago Hernán Solari Poggio inciou a carreira como treinador nas divisões de base do Real Madrid. Ao todo, foram seis temporadas no clube madrilenho. Ele, inclusive foi o responsável direto pela ida de Vinícius Jr para o clube merengue.

O ‘padrinho’ do ex-jogador do Flamengo viu no atacante “um camisa 9 com características de um 10”. Após a demissão de Julen Lopetegui, o brasileiro foi efetivado por Solari que o treinou no Real Madrid Castilla, a equipe B merengue, que disputa a terceira divisão espanhola.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, comandou a equipe em 30 oportunidades. Foram 20 vitórias, dois empates e oito derrotas. Porém, ele foi demitido pela diretoria do clube espanhol devido aos maus resultados na temporada 2018/2019. Posteriormente, foi substituído pelo Zinedine Zidane.

Como jogador, Santiago Solari atuou com as camisas do Newell’s Old Boys, River Plate, San Lorenzo, Atlético de Madrid, Real Madrid, Internazionale, Atlante e Peñarol. Considerado um atacante veloz, habilidoso e de muita técnica, ele empilhou taças ao longo da carreira.

Ao todo, Solari venceu 21 competições. As mais relevantes foram o Mundial de Clubes (2002), a Liga dos Campeões da Europa (2001/2002), a Supercopa da Europa (2002), a Copa Libertadores da América (1996) e a Supercopa da Europa (2002).

LEIA MAIS: 

Lucas Pratto pede para sair, e River Plate empresta atacante para clube holandês 

Fora dos planos do Porto, Nakajima é disputado por clubes do Oriente Médio 

Ex-presidente do Santos critica proposta do Benfica por Lucas Veríssimo: “É surreal”