Home Extracampo Clubes ignoram e Fair Play Financeiro não engata no Brasil em ano de pandemia; CBF tenta retomar projeto

Clubes ignoram e Fair Play Financeiro não engata no Brasil em ano de pandemia; CBF tenta retomar projeto

Projeto pode ser implantado agora em 2021

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O projeto do Fair Play Financeiro no futebol brasileiro não engatou em 2020, muito por conta da pandemia, o que fez com que os clubes “ignorassem” a ideia proposta pela CBF, conforme publicou nesta quarta-feira (20) o blog do Rodrigo Mattos, do UOL.

PUBLICIDADE

Com isso, a CBF pensa em uma retomada nos planos e pode pensar em voltar com o projeto junto aos clubes para a temporada 2021. O projeto em si se trata de várias regras para que haja responsabilidade nos gastos em relação ao que os clubes arrecadam em um ano. A ideia inicial é manter as dívidas dentro de limites justos de acordo com o que cada clube coleta.

CBF se cala e Marta publica indireta após Bolsonaro chamar comparação de salários entre ela e Neymar de “ridícula”

PUBLICIDADE

A CBF tentou implementar o projeto em 2020, em meio à pandemia, mas segundo o blog do UOL, acabou ignorada por clubes em situações eleitorais no momento, como Corinthians, Vasco e Santos. O plano sugere que as punições seriam brandas no início, mas que logo se tornariam severas a quem descumprisse o Fair Play Financeiro.

A CBF atualizou a ideia na tentativa de retomada para 2021 e deve enviar o projeto para os clubes analisarem. Segundo Rodrigo Mattos, a entidade inseriu os atrasos de salários como passíveis de punições dentro das novas regras do Fair Play Financeiro no Brasil. Vale destacar que no projeto, nenhuma denúncia seria necessária para que os clubes fossem punidos pelos atrasos. A CBF quer acelerar o plano do Fair Play, já que a Europa trabalha com isso há vários anos e o futebol sul-americano não tem algo parecido.

A criação de um projeto seria pioneiro e faz parte da ideia de modernização da “nova CBF” para os próximos anos, tentando se descolar dos escândalos recentes da entidade.