Home Futebol Conmebol impõe protocolo e festa do título da Libertadores não poderá ter políticos e convidados no gramado

Conmebol impõe protocolo e festa do título da Libertadores não poderá ter políticos e convidados no gramado

Times não poderão convidar ninguém para entregar a taça de campeão

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Se Santos ou Palmeiras estavam interessados em convidarem peronsalidades importantes ou políticos para participarem da festa do possível título da Libertadores no gramado, o protocolo divulgado pela Conmebol e reproduzido pelo colunista do UOL, Marcel Rizzo, tratou de estabelecer o contrário.

Estão proibidas as aparições de políticos, convidados e de quaisquer personalidades que não façam parte do elenco, da diretoria ou da comissão técnica dos times envolvidos na final, além dos representantes previamente escolhidos pela Conmebol para a entrega das premiações.

Com isso, o presidente Jair Bolsonaro, que é palmeirense, e o governador de São Paulo, João Dória, que é santista, que foram convidados a comparecerem à partida no Maracanã, não poderiam descer ao gramado. Dória, inclusive, já recusou o convite e não iria de qualquer forma. A Conmebol, que convidou o presidente da República, também acredita que Bolsonaro não deva comparecer, já que é obrigatório apresentar um teste negativo para a Covid-19 e usar máscara durante todo o período em que estiver no estádio, coisa que Bolsonaro tem se recusado a fazer.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que Bolsonaro entregou a taça do Brasileirão ao Palmeiras em 2018, no Allianz Parque, mas um grupo de torcedores do Verdão emitiu uma nota pedindo para que o clube não deixa o político usar disso como “medida populista”. De qualquer forma, quem deve entregar a taça ao campeão da Libertadores, seja o Santos ou o Palmeiras, será o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

O protocolo da Conmebol já foi cumprido, inclusive, no último sábado (23), data da final da Copa Sul-Americana, em Córdoba, na Argentina, quando o Defensa y Justicia venceu o Lanús por 3 a 0 e ficou com a taça. Nenhum político ou convidado desceu até o gramado.

Mesmo se Bolsonaro e Dória não comparecerem, o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC) e o prefeito da cidade, Eduardo Paes (DEM) devem estar no Maracanã.