Home Mercado da Bola Estrangeiro ou não? Ex-jogadores falam em ‘erro zero’ por novo técnico do Chile

Estrangeiro ou não? Ex-jogadores falam em ‘erro zero’ por novo técnico do Chile

Sebastián Beccacece e Luiz Felipe Scolari estão cotados para assumir o comando técnico do Chile

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Com a saída de Reinaldo Rueda na última quinta-feira, o presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP), Pablo Milad passa agora a definir a estratégia para escolher o novo comandante da ‘La Roja’. A seleção, antes de mais nada, não faz boa campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

PUBLICIDADE

O objetivo é trabalhar com tranquilidade para escolher a melhor opção para evitar equívocos. Os dirigentes da ANFP, a princípio, não têm rejeição a estrangeiros. No começo desta semana, intermediários ofereceram o espanhol Rafa Benítez, mas o alto salário inviabilizou o acordo.

O argentino José Pékerman, ex-técnico da Colômbia, também foi cogitado. De acordo com a CNN Chile, o técnico, contudo, descartou assumir a seleção. Ele recusou o convite afim de começar um trabalho do zero no futuro. Ou seja, está indisponível no momento.

PUBLICIDADE

Os dirigentes, nesse ínterim, também avaliam os nomes do argentino Sebastián Beccacece, ex-Racing e Luiz Felipe Scolari, do Cruzeiro. À primeira vista, Pablo Milad não pensa em contratar um profissional chileno. No entanto, a decisão não conta com a adesão da imprensa local.

O presidente Pablo Milad tem como princípio a ideia de apostar em treinadores estrangeiros. Após passagem de Juvenal Olmos em 2004, o Chile foi comandado por seis técnicos de fora do país. Nesse ínterim, Nelson Acosta, Marcelo Bielsa, Claudio Borghi, Jorge Sampaoli, Juan Antonio Pizzi e Reinaldo Rueda comandaram a ‘roja’.

No entendimento do dirigente, também não há grandes nomes disponíveis no mercado interno, o que dificulta a procura de um substituto para Reinaldo Rueda. O argumento vem repercutindo entre ex-jogadores históricos da seleção chilena.

O Torcedores.com ouviu alguns jogadores que marcaram época com a camisa do Chile. Além de reprovarem a saída de Reinaldo Rueda, eles falaram em ‘erro zero’ na busca por um novo treinador. Afinal, a seleção chilena não faz boa campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Confira!

PUBLICIDADE

Clarence Acuña | ex-meia | jogou a Copa do Mundo de 1998 pelo Chile

“Reinaldo Rueda vinha fazendo um bom trabalho à frente da seleção. É lamentável ver o ciclo dele interrompido por aqui. O novo treinador terá de resgatar tudo de bom que o Chile fez quando venceu a Copa América. Além disso, a seleção tem condições de ser protagonista no futebol sul-americano. Mas será necessário um grande trabalho nas Eliminatórias. Os jogadores precisam estar dispostos a querer resgatar a nossa dignidade”.

Iván Zamorano | ex-atacante | jogou a Copa do Mundo de 1998 pelo Chile

“Reinaldo Rueda resgatou o espírito de competitividade que o Chile apresentou quando venceu duas vezes a Copa América. Com ele no comando, tinha a esperança de ver a seleção disputando novamente um Mundial. Não podemos errar na escolha do novo profissional. O futuro treinador precisa saber o peso da nossa camisa e reaproximar o torcedor da seleção”.

Johnny Herrera | ex-goleiro | bicampeão da Copa América com o Chile

“Se você me perguntar quem tem de comandar a seleção nacional, eu digo: Sebastián Beccacece. Ele conhece o time e os jogadores. Eu estava lá quando trabalhou com Jorge Sampaoli. Ele tem o respeito de todos no grupo. Acho que seria uma ótima contratação. É o que há de mais moderno disponível no mercado”.

José Luis Sierra | ex-meia | jogou a Copa do Mundo de 1998 pelo Chile

“Reinaldo Rueda não era o problema da seleção chilena. O problema é que não houve uma reformulação na equipe após a saída de Jorge Sampaoli. O Chile não formou bons jogadores e ficamos reféns da chamada Geração de Ouro. O novo treinador terá de repensar a condição de alguns atletas. Se isso não acontecer, o Chile ficará fora da próxima Copa do Mundo”.

PUBLICIDADE

Nelson Tapia | ex-goleiro | jogou a Copa do Mundo de 1998 pelo Chile

“Vou ser bem sincero. Acho que tenho condições de comandar a seleção, mesmo que digam que sou louco. Tenho fé nas minhas habilidades. Na verdade, meu filho me ligou esses dias dizendo que eu deveria me oferecer e enviar meu currículo para a Federação. Mas essas coisas deveriam acontecer naturalmente. Me sinto capacitado para comandar o time do Chile”.