Home Futebol Vasco x Botafogo: confira tudo sobre o clássico pela 29ª rodada do Brasileirão

Vasco x Botafogo: confira tudo sobre o clássico pela 29ª rodada do Brasileirão

Como chegam, prováveis escalações, desfalques, arbitragem, retrospecto e onde assistir Vasco x Botafogo ao vivo na TV e online

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Neste domingo (10), a partir das 20h30, Vasco da Gama e Botafogo se enfrentam no estádio de São Januário, em clássico que compõe a 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

O duelo no Rio de Janeiro será realizado sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

Como chegam

Na parte de baixo da tabela, os dois times disputam o quinto clássico na atual temporada buscando um resultado positivo para tentar escapar do rebaixamento à segunda divisão.

PUBLICIDADE

O Cruz-Maltino, que tem um jogo a menos, respira um pouco mais “aliviado” ao ter deixado o pelotão do descenso na rodada passada, quando empatou fora de casa em 0 x 0 com o Atlético-GO e chegou à 16ª posição somando 29 pontos, um acima do Bahia, que abre o Z4 em 17º lugar.

A situação do Glorioso é mais complicada. O time da Estrela Solitária vem de tropeço no Engenhão por 2 x 0 diante do Athletico Paranaense, a quarta derrota nas últimas cinco rodadas, e aparece na 19ª e penúltima colocação da tabela com 23 pontos, apenas um a mais que o lanterna Coritiba.

Segundo dados do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, o Botafogo possui 94% de chances de disputar a Série B em 2021, enquanto o Vasco ainda apresenta 30% da mesma possibilidade.

O empate sem gols contra o Atlético-GO marcou a reestreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do Vasco e o treinador não deve promover mudanças na formação da equipe para enfrentar o rival Botafogo.

PUBLICIDADE

Os desfalques são o lateral Léo Matos, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, e Martín Benítez, que renovou contrato junto ao clube, mas não joga neste domingo (10). O volante Caio Lopes, que estava na equipe Sub-20, foi relacionado e pode entrar em campo.

Do outro lado, o técnico Eduardo Barroca não poderá contar com o zagueiro Marcelo Benevenuto, o atacante Matheus Babi e o volante Caio Alexandre, todos suspensos. Gatito Fernández, Angulo, Guilherme Santos e Lucas Barros seguem no departamento médico em tratamento de lesão.

O último clássico entre Vasco e Botafogo aconteceu pela quarta fase da Copa do Brasil e terminou empatado sem gols (Foto: Vítor Silva/ Flickr oficial do Botafogo)

O último clássico entre Vasco e Botafogo aconteceu pela quarta fase da Copa do Brasil e terminou empatado sem gols (Foto: Vítor Silva/ Botafogo)

Prováveis escalações

Vasco: Fernando Miguel, Cayo Tenório, Werley, Leandro Castán e Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil, Juninho e Yago Pikachu; Talles Magno e Germán Cano; treinador: Vanderlei Luxemburgo

Botafogo: Diego Cavalieri, Kevin, Kanu, Rafael Forster e Victor Luis; Zé Welison, Cícero e Bruno Nazário; Warley, Salomon Kalou e Pedro Raul; treinador: Eduardo Barroca

PUBLICIDADE

Arbitragem

O clássico em São Januário será apitado por Raphael Claus, que terá Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro como seus assistentes, todos de São Paulo.

O carioca João Ennio Sobral será o quarto árbitro e o também paulista Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo).

Quem mais venceu?

Os dois clubes já se enfrentaram 296 vezes e o retrospecto é bastante favorável ao Vasco, que possui 125 vitórias contra 80 triunfos do Botafogo, mais 91 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

O último clássico entre os dois rivais aconteceu em setembro do ano passado também no estádio de São Januário, válido pelo jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil, e terminou empatado sem gols. Com o resultado, o Botafogo eliminou o Vasco da competição, já que havia vencido a primeira partida por 1 x 0.

PUBLICIDADE

Onde assistir AO VIVO na TV e online

Vasco x Botafogo será transmitido ao vivo pelo SporTV (menos para o Rio de Janeiro) e o Premiere (em pay-per-view para todo o Brasil), com narração de Luiz Carlos Júnior e comentários de  Paulo Vinícius Coelho e Júnior, mais as reportagens de Guido Nunes e Paulo César de Oliveira na “Central do Apito”.

SporTV e Premiere são canais fechados que pertencem ao Grupo Globo e podem ser adquiridos por meio de um plano de TV por assinatura.

O assinante também pode assistir ao clássico ao vivo online pelo Premiere Play ou pelo SporTV através do Globosat Play, ambas plataformas de streaming compatíveis com dispositivos Android, iPhone (iOS) e navegadores de internet.

Basta acessar o site ou o aplicativo do canal Premiere ou do Globosat Play e preencher com os dados do cadastro na operadora de TV para acompanhar o confronto pelo Brasileirão.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

SporTV e Premiere: saiba quais jogos serão transmitidos AO VIVO neste fim de semana

Atlético-GO x Bahia AO VIVO: saiba como assistir ao duelo do Brasileirão

Flamengo x Ceará: onde assistir ao jogo do Brasileirão AO VIVO