Home Futebol Times mexicanos na Libertadores? Dirigente da Conmebol abre o jogo sobre possibilidade

Times mexicanos na Libertadores? Dirigente da Conmebol abre o jogo sobre possibilidade

Clubes do México não fazem mais parte da disputa da Libertadores

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Participando como convidados, os times do México estiveram na Libertadores entre 1998 e 2016. Porém, com a mudança que viabilizou a decisão disputada no final do ano, as equipes do país se retiraram do torneio e ficaram apenas na disputa da Concachampions. Dessa forma, Gonzalo Belloso, secretário geral adjunto da Conmebol, falou sobre o assunto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar dos atritos entre a federação sul-americana e a Concacaf, o dirigente afirmou que os times mexicanos podem estar presentes na Libertadores, mas aceitando as condições da Conmebol. No entanto, questões como fatores geográficos, além de conflitos no calendário, devem impedir que o cenário ocorra.

“Hoje não temos nada programado, mas são convidados quando quiserem”, afirmou à “Rádio La Red”..

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em 2019, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, avaliou o assunto. Diante disso, ele já tinha se mostrado pessimista sobre a volta dos times mexicanos como convidados no torneio sul-americano.

PUBLICIDADE

“Os mexicanos manifestaram que gostariam de voltar a disputar a Libertadores. Até 2016 eles jogavam como convidados, com restrições (sem direito a vaga no Mundial em caso de título). Ou se joga como sócios plenos, ou não se joga. Quando mudamos o formato da Libertadores, definimos que nessas condições eles não poderiam continuar”, declarou.

LEIA MAIS

Better Collective