Home Mercado da Bola Martín Lasarte é o novo técnico da seleção chilena

Martín Lasarte é o novo técnico da seleção chilena

Martín Lasarte tem a missão de classificar o Chile para a Copa do Mundo de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Martín Lasarte é o novo técnico da seleção chilena. O acerto com a ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile) ocorreu na tarde desta quarta-feira, depois que Hernán Crespo não aceitou o convite, alegando estar negociando com São Paulo e Santos. A informação é do jornal chileno “As”.

PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, Francis Cagigao, diretor esportivo da ANFP, chegou a se reunir com Hernán Crespo e o acordo parecia encaminhado na última sexta-feira. Contudo, a reviravolta ocorreu no dia seguinte após os clubes brasileiros intensificarem as conversas com o argentino. Assim, a entidade agiu rápido e fechou com Martín Lasarte.

Ainda segundo a publicação, o treinador não era o favorito para a assumir a vaga deixada por Reinaldo Rueda. Além de Hernán Crespo, ANFP tinha outros nomes na lista como José Pékerman, Juan Carlos Osorio, Matias Almeyda e Sebastián Beccacece. O único brasileiro que chegou cogitado foi Luiz Felipe Scolari, ex-técnico da seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Martín Lasarte deve levar com ele cinco profissionais para formar sua comissão técnica: os auxiliares Rodolfo Rodolfo Neme e Sebastián Eguren, o analista de desempenho Marcelo Tulbovitz, o preparador de goleiros Eduardo Azagardo e o preparador físico Marcelo Canessa. Afinal, eles acompanham o uruguaio desde 2012.

Ele pediu para Francis Cagigao autonomia para levar os profissionais de sua confiança. Além disso, o comandante exigiu que gostaria de ter participação no planejamento das seleções de juniores e juvenil para montar um esquema tático semelhante nas três categorias, incluindo os profissionais.

A carreira de Martín Lasarte

Com 59 anos, Martín Bernardo Lasarte Arróspide é um colecionador de títulos. Pelo Nacional, conquistou três vezes o Campeonato Uruguaio em 2005, 2006 e 2016. Também conseguiu bons resultados no futebol chileno. Em 2014, conquistou a Taça do Chile pela Universidad Católica. No ano seguinte, levantou a taça do Campeonato Chileno e da Supercopa do Chile pela Universidad de Chile.

Além disso, tem colocou no currículo dos títulos por equipes de fora do continente Sul-Americano. Na temporada 2009/2010, ele venceu o Campeonato Espanhol da 2º Divisão pela Real Sociedad. Em 2018/2019, faturou o Campeonato Egípcio pelo Al-Ahly. Como jogador, Lasarte atuou por cinco equipes uruguais: Rentistas, Central Español, Nacional, Defensor Sporting e Rampla Juniors. Na Europa, defendeu o Deportivo La Coruña, da Espanha.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Passaporte colorado! Internacional reforça futebol feminino com artilheira uruguaia

Com dois jogadores no ‘pacote’, Flamengo acerta ida de César para o Atlético-GO; saiba mais!

Flamengo só libera Gustavo Henrique ao Atlético-MG com pagamento de multa rescisória; saiba mais