Martín Lasarte é o novo técnico da seleção chilena

Martín Lasarte tem a missão de classificar o Chile para a Copa do Mundo de 2022

Wilson Pimentel
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/ Universidad de Chile

Martín Lasarte é o novo técnico da seleção chilena. O acerto com a ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile) ocorreu na tarde desta quarta-feira, depois que Hernán Crespo não aceitou o convite, alegando estar negociando com São Paulo e Santos. A informação é do jornal chileno “As”.

De acordo com a publicação, Francis Cagigao, diretor esportivo da ANFP, chegou a se reunir com Hernán Crespo e o acordo parecia encaminhado na última sexta-feira. Contudo, a reviravolta ocorreu no dia seguinte após os clubes brasileiros intensificarem as conversas com o argentino. Assim, a entidade agiu rápido e fechou com Martín Lasarte.

Ainda segundo a publicação, o treinador não era o favorito para a assumir a vaga deixada por Reinaldo Rueda. Além de Hernán Crespo, ANFP tinha outros nomes na lista como José Pékerman, Juan Carlos Osorio, Matias Almeyda e Sebastián Beccacece. O único brasileiro que chegou cogitado foi Luiz Felipe Scolari, ex-técnico da seleção brasileira.

Martín Lasarte deve levar com ele cinco profissionais para formar sua comissão técnica: os auxiliares Rodolfo Rodolfo Neme e Sebastián Eguren, o analista de desempenho Marcelo Tulbovitz, o preparador de goleiros Eduardo Azagardo e o preparador físico Marcelo Canessa. Afinal, eles acompanham o uruguaio desde 2012.

Ele pediu para Francis Cagigao autonomia para levar os profissionais de sua confiança. Além disso, o comandante exigiu que gostaria de ter participação no planejamento das seleções de juniores e juvenil para montar um esquema tático semelhante nas três categorias, incluindo os profissionais.

A carreira de Martín Lasarte

Com 59 anos, Martín Bernardo Lasarte Arróspide é um colecionador de títulos. Pelo Nacional, conquistou três vezes o Campeonato Uruguaio em 2005, 2006 e 2016. Também conseguiu bons resultados no futebol chileno. Em 2014, conquistou a Taça do Chile pela Universidad Católica. No ano seguinte, levantou a taça do Campeonato Chileno e da Supercopa do Chile pela Universidad de Chile.

Além disso, tem colocou no currículo dos títulos por equipes de fora do continente Sul-Americano. Na temporada 2009/2010, ele venceu o Campeonato Espanhol da 2º Divisão pela Real Sociedad. Em 2018/2019, faturou o Campeonato Egípcio pelo Al-Ahly. Como jogador, Lasarte atuou por cinco equipes uruguais: Rentistas, Central Español, Nacional, Defensor Sporting e Rampla Juniors. Na Europa, defendeu o Deportivo La Coruña, da Espanha.

LEIA MAIS: 

Passaporte colorado! Internacional reforça futebol feminino com artilheira uruguaia

Com dois jogadores no ‘pacote’, Flamengo acerta ida de César para o Atlético-GO; saiba mais!

Flamengo só libera Gustavo Henrique ao Atlético-MG com pagamento de multa rescisória; saiba mais