Home Futebol Mudança em sorteio da Libertadores pode colocar times brasileiros no mesmo grupo; entenda

Mudança em sorteio da Libertadores pode colocar times brasileiros no mesmo grupo; entenda

Conmebol anunciou na última terça-feira que a mudança na data do sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2021

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

A Copa Libertadores da América 2021 teve a data de seu sorteio da fase de grupos antecipada do dia 16 de abril para o dia 9 do mesmo mês. A mudança, anunciada na última terça-feira (23), pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), vai modificar também o sistema do sorteio e clubes do mesmo país poderão se enfrentar já nesta fase.

PUBLICIDADE

A data original prevista era dia 16 de abril, quatro dias antes do início da fase de grupos, mas a nova data para o sorteio agora é dia 9 de abril.

Leia também: Restam só 2 vagas! Libertadores 2021 tem 45 classificados; veja a lista completa

PUBLICIDADE

De acordo com o regulamento da Libertadores 2021, clubes de um mesmo país não podem se enfrentar na fase de grupos. No entanto, existe uma exceção caso o sorteio desta fase seja realizado antes da definição de todos os clubes que estarão nos grupos. É o que vai acontecer na edição 2021.

A exceção à regra diz que “quando as equipes participantes avançam de fases anteriores do torneio, e são desconhecidas no momento do sorteio, serão aceitas a concorrência de dois clubes do mesmo país no grupo“.

Desta forma, a edição desta temporada da Libertadores poderá ter clássicos como Santos e Palmeiras ou Flamengo e Fluminense ou Grêmio e Inter novamente no mesmo grupo.

Foi o que ocorreu na edição 2020 da Copa Libertadores, quando Grêmio e Internacional caíram no Grupo E. O Tricolor terminou em primeiro da chave, com 11 pontos, enquanto o Colorado ficou em segundo, com 8. Ambos se classificaram para as oitavas de final.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: