Home Futebol Promessa de empresário torcedor do Inter ao São Paulo é ilegal, diz blog

Promessa de empresário torcedor do Inter ao São Paulo é ilegal, diz blog

Empresário colorado quer dar dinheiro ao São Paulo para vencer Flamengo e ajudar Inter; atitude configuraria ‘mala branca’

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A última rodada do Campeonato Brasileiro pode render mais polêmica graças à promessa do empresário Elusmar Maggi de ‘investir dinheiro’ no São Paulo caso este vença o Flamengo e ajude o Internacional a ser campeão. E que pode até implicar o STJD.

PUBLICIDADE

Segundo o blog de Rodrigo Mattos, no Uol Esporte, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva entende que há ilegalidade na promessa do empresário de dar dinheiro ao Tricolor para vencer o Flamengo. No caso, a configuração seria de ‘mala branca’, já que o dinheiro seria pago para derrotar o rival e não para perder (‘mala preta’).

“O tribunal já julgou casos de mala branca onde um clube oferece a outro dinheiro para ganhar. E o tribunal entendeu isso como legal”, declarou o procurador Ronaldo Piacente.

PUBLICIDADE

Maggi se tornou personagem da última rodada ao doar ao Inter, clube do coração, o dinheiro da multa para que o lateral Rodinei jogasse contra o Flamengo no domingo (21). Mas este acabou expulso no segundo tempo, em jogada com Filipe Luís.

A ‘mala branca’ estaria prevista no artigo 242 (dar ou receber vantagem indevida a membro de entidade desportiva, dirigente, técnico ou atleta para que influencie o resultado de uma partida). A punição pode render multa de R$ 100 a R$ 100.000 e até eliminação da equipe da competição. Mas como Maggi não tem função na diretoria colorada, apenas um parecer do STJD poderia analisar uma chance de punição.

Apenas se um clube fizer um pedido de investigação é que o caso poderá ser analisado pelo tribunal. O Flamengo, através de seu vice jurídico, Rodrigo Dunshee de Abrantes, quer que o Ministério Público investigue a situação por suposta violação ao Estatuto do Torcedor.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Renata Fan se revolta com arbitragem de Flamengo x Inter: “Situação vexatória”