Home Mercado da Bola Com multa estipulada em 50 milhões de euros, cria da base do Santos pode se transferir para a Europa

Com multa estipulada em 50 milhões de euros, cria da base do Santos pode se transferir para a Europa

Alexandre Tam tem contrato com o Santos até abril de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O meia-atacante Alexandre Tam pode deixar o futebol brasileiro sem antes atuar profissionalmente pelo Santos. O jogador de 21 anos, cria base do clube, tem contrato válido até abril de 2022. Pela legislação, ele estará livre para assinar pré-contrato com outra equipe seis meses antes do encerramento do compromisso. Se isso acontecer, o Alvinegro Praiano perderá um de seus jogadores mais promissores e não receberá nada por isso.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que não faltam interessados em Alexandre Tam que disputou a última Série B do Campeonato Brasileiro pelo Confiança. Ele era inclusive, ao lado de Caio Mota, Kaio Jorge e Yuri Alberto, considerado uma das possíveis vendas que o Santos poderia fazer para aliviar o caixa. Nos últimos dias, o atleta recebeu sondagens de clubes europeus em busca de informações sobre sua situação contratual.

Enquanto aguarda um contato do Santos para tratar da sua permanência ou não na Vila Belmiro, o empresário do atleta, Ulisses Jorge já admite a possibilidade de começar a ouvir ofertas do Velho Continente. Afinal, Alexandre Tam não vem sendo utilizado pelo técnico Ariel Holan neste começo de temporada. O atleta, inclusive, sequer foi inscrito pela diretoria alvinegra para a disputa da Copa Libertadores da América.

PUBLICIDADE

Internamente a postura do departamento de futebol tem desagradado alguns conselheiros. O que se diz nos bastidores é que muitos meninos não têm recebido a devida atenção e estão sendo subvalorizados. No meio disso tudo, ele vem deixando claro a pessoas próximas o seu desejo de seguir na Vila Belmiro. Por isso, Alexandre Tam voltou a treinar com o grupo principal na última semana. Afinal, existe um temor que o atleta deixe o clube a custo zero.

Jogador é bem avaliado no mercado europeu

O Torcedores.com apurou que Alexandre Tam está na mira de três equipes de Portugal. Afinal, Ulisses Jorge têm entrada nos principais clubes. O Peixe não comenta especulações, mas seu perfil se encaixa no que os clubes europeus desejam: boa presença no ataque sem deixar de auxiliar a marcação. De acordo com informações obtidas pela reportagem, sua multa rescisória está estipulada em 50 milhões de euros (R$ 327,9 milhões, pela cotação atual).

A carreira de Alexandre Tam

Nascido no Guarujá, São Paulo, Alexandre Gomes Felipe, o Tam, ingressou nas divisões de base do Santos em 2013. Comandado pelo técnico Araão Alves dos Santos, ele começou a se destacar pela velocidade, dribles curtos, visão de jogo, passe preciso e finalização nos chutes de média à longa distância.

Em 2019, Alexandre Tam foi promovido ao time profissional após impressionar o técnico Jorge Sampaoli na vitória do Santos por 3 a 1 sobre o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro Sub-23. Posteriormente, ficou relacionado 10 vezes para o banco de reservas, mas não foi utilizado pelo argentino. No ano passado, o meia-atacante foi emprestado ao Confiança onde disputou seis partidas e totalizou 110 minutos em campo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Bahia se acerta com Benfica e encaminha contratação de Germán Conti; saiba os detalhes! 

Desejado por Samapoli e ‘escanteado’ por Jorge Jesus, zagueiro do Benfica negocia com o Bahia 

Benfica inicia conversas para ter Diego Costa na próxima temporada, mas vê salário como entrave