Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Google constata aumento no interesse pelo esporte em 2020 no Brasil

Principal site de buscas do mundo registrou um crescimento significativo em pesquisas relacionadas aos termos ligados ao âmbito da prática esportiva

Diego Ribeiro
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Victor Coelho

O ano de 2020 marcou a chegada do novo coronavírus ao Brasil. Ao “desembarcar” no país, a Covid-19 trouxe consigo o fatídico (mas necessário) isolamento social. Porém, embora tenha causado inúmeros males, e ainda continua a causar, a pandemia parece ter despertado o interesse pela prática esportiva nos brasileiros. Pelo menos é o que afirma o Google.

Sendo o principal site de buscas do mundo, o Google constatou que houve um aumento considerável nas buscas por termos relacionados ao esporte. A empresa norte-americana aliou os seus registros com os dados levantados pela consultoria “Sport Track” e promoveu uma pesquisa em novembro do ano passado no Brasil. Cerca de 2 mil pessoas foram ouvidas. Assim, após cruzar as informações, a multinacional ratificou o tamanho do interesse brasileiro por atividades físicas.

De acordo com as informações obtidas, entre os meses de março e novembro as buscas por exercícios que podem ser praticados dentro de casa aumentaram duas vezes. Além disso, pesquisas em torno do ciclismo e natação cresceram, respectivamente, 144% e 230%.

Já conforme o estudo da “Sport Track”, utilizado pelo Google na formatação dos números, 39% dos brasileiros participantes da pesquisa afirmaram ter começado a praticar algum esporte novo no período. As atividades mais citadas foram caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%).

“Essas práticas fazem parte de uma tendência global do “estar bem”, o que intensifica a procura por formas de se manter saudável e melhorar a qualidade de vida e impulsiona o crescimento do interesse por novas atividades físicas”, salientou José Melchert, Diretor de Negócios de Varejo do Google.

Vale ressaltar que os dados levantados apontam para um crescimento do interesse do povo brasileiro por outros esportes, além, é claro, do futebol. No entanto, a modalidade segue em alta e ainda é a mais procurada.

Esportes que mais tiveram aumento de interesse, segundo o Google

  • Vôlei – 41% no aumento de menções (frente aos 26% do último levantamento);
  • Basquete – 21% (contra 8%);
  • Natação – 16% (contra 12%).

Práticas esportivas que mais tiveram aumento, de acordo com o Google

  • Caminhada – 30% de interações;
  • Futebol – 29%;
  • Corrida – 23%;
  • Musculação – 16%;
  • Ciclismo – 11%.

Com o agravamento da pandemia, a tendência é que os números continuem crescendo em 2021.

LEIA MAIS:

Vale Puskás? Meia do São Luiz faz ‘gol que Pelé não fez’ contra o Juventude no Gaúchão

Flamengo estabelece recorde de interações nas redes sociais após título do Campeonato Brasileiro