Home Futebol Abel Ferreira justifica escalação do Palmeiras com três zagueiros: “Para mim não há sistema mais agressivo”

Abel Ferreira justifica escalação do Palmeiras com três zagueiros: “Para mim não há sistema mais agressivo”

Abel Ferreira surpreendeu na escalação da equipe para a estreia na fase de grupos. Capitão do time, Felipe Melo ficou no banco de reservas e não foi utilizado

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras estreou na fase de grupos da temporada de 2021 com uma vitória sofrida por 3 a 2 sobre o Universitario, do Peru, em Lima. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Abel Ferreira justificou a escalação com três zagueiros – Gustavo Gómez, Luan e Alan Empereur.

PUBLICIDADE

“Já disse que não sou treinador de sistemas, gosto de jogar de várias formas. O jogo não tem a ver com números, mas dinâmicas. Eu sempre joguei com três defesas, ou com dois centrais e um lateral, ou com dois zagueiros e um volante a entrar no meio dos zagueiros. O que me importa não é olhar para trás, quando estamos a atacar, olhem quantos chegam na área. É para frente que se olha. Não há sistema mais agressivo do que o que jogamos. Se vocês têm dúvidas, viram o Rocha que é lateral direito, a falhar duas vezes, uma no pênalti e outra na segunda”, explicou o português.

Universitario 2 x 3 Palmeiras: veja os gols do jogo da Libertadores 2021

O treinador palmeirense ainda destacou a força do adversário. “Uma equipe extremamente competitiva, fez só três jogos oficiais, com o andar da competição vai ganhar ritmo. Eles não desistem, tanto que acreditaram que poderiam ganhar da gente quando tiveram um a mais. É uma equipe que vai chatear os outros três do grupo. Portanto, temos de estar sempre preparados, respeitando nossos adversários e acredito que com o ritmo competitivo que vai adquirir, vai ficar mais difícil no futuro”, avaliou.

PUBLICIDADE

Sobre a partida complicada e a vitória conquistada no último lance, Abel Ferreira ponderou: “Quando nós acreditamos muito, atraímos o que pensamos. E pelo que fizemos nos 90 minutos teríamos que sair com a vitória”.

“A montanha que escalamos ano passado foi muito alta e tivemos pouco tempo para desfrutar da vista. Estamos agora todos no mesmo patamar. O que queremos é ganhar”, acrescentou.

Para o comandante, o Palmeiras fazia uma boa partida até a expulsão de Empereur quando o Verdão já vencia por 2 a 0. “Até a expulsão, fizemos um jogo extraordinário, muita organização com bola e equilíbrio. Luan fez grande jogo, Alan acabou por cometer um erro, mas faz parte. Chegamos com muita gente à área. Futebol é isto. Uma expulsão, nasce um gol. Em 5 minutos o jogo muda.”

“O certo é que os jogadores são guerreiros. Temos comido alguns limões ultimamente, mas faremos deles uma limonada. Foi o que fizemos hoje. Com a ajuda dos jogadores que estavam no banco. Quando acreditamos muito, atraímos o que pensamos”, completou.

PUBLICIDADE

SOBRE O JOGO:

O Palmeiras entrou em campo com uma equipe bem modificada com relação aos últimos jogos – além de três zagueiros, o meio campo tinha Danilo e Patrick de Paula, Victor Luiz na vaga do suspenso Matías Viña, e um ataque formado apenas por Rony e Luiz Adriano.

A equipe abriu o placar aos 21 minutos, com o gol marcado por Danilo após cobrança de escanteio de Raphael Veiga. Sem muitas dificuldades, o Verdão ainda teve chances de ampliar o placar na etapa inicial, mas ficou por isso mesmo.

Já no início no segundo tempo, Rony recebeu um belo lançamento do zagueiro Luan e encontrou Raphael Veiga na grande área. O meio-campista chegou batendo para mandar a bola para o fundo das redes. Com a vantagem no placar e o Universitário pouco inspirado, o time comandado por Abel Ferreira parecia encaminhar uma goleada, mas não foi isso que aconteceu.

Aos 18 minutos da etapa final, o zagueiro Empereur recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. No mesmo lance, o Universitário diminuiu o placar em cobrança de falta. Aos 22, a equipe peruana empatou a partida com um gol de pênalti. O Palmeiras conseguiu garantir a vitória com o gol marcado pelo zagueiro Renan após cobrança de escanteio aos 49 minutos do segundo tempo.

PUBLICIDADE

Com a vitória, o Palmeiras lidera o grupo A com três pontos após o empate por 1 a 1 entre Independiente Del Valle e Defensa y Justicia, no outro confronto da chave.

LEIA MAIS:
Galiotte diz que está “tudo tranquilo” com Abel Ferreira: “Ele é muito intenso e ainda está se adaptando ao Brasil”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes