Home Futebol Copa América terá árbitro que apitou clássico Real Madrid x Barcelona

Copa América terá árbitro que apitou clássico Real Madrid x Barcelona

UEFA e Conmebol acertaram intercâmbio de árbitros; juiz argentino irá apitar jogos da Euro 2020

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Copa América terá uma novidade em sua arbitragem. Dentre os juízes selecionados para apitar partidas da competição, na Argentina e na Colômbis, será um árbitro europeu. E um árbitro acostumado a jogos de peso.

PUBLICIDADE

A UEFA divulgou em seu site, na apresentação dos árbitros que irão trabalhar na próxima Euro que o espanhol Gil Manzano será enviado para a disputa da competição americana e irá apitar partidas do torneio. Ao lado dele estarão os auxiliares (também espanhóis) Diego Sevilla e Ángel Nevado Rodríguez. Ambos apitaram recentemente o clássico Real Madrid x Barcelona, pelo Campeonato Espanhol.

Segundo Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, a medida faz parte de um intercâmbio entre as entidades em relação à arbitragem. Em troca, uma equipe de arbitragem sul-americana (os argentinos Fernando Rappalini, Juan Pablo Belatti e Diego Bonfa) irá trabalhar na Eurocopa deste ano, em várias sedes.

PUBLICIDADE

“O intercâmbio de árbitros com a Commebol para nossas principais competições vai enriquecer ambas e ajudar na experiência de nossos principais árbitros. A Europa e a América do Sul tem muita qualidade em seu futebol e também na arbitragem. Este intercâmbio é uma parte definitiva de nosso programa de cooperação, que irá beneficiar demais nossas competições”, declarou Ceferin ao site oficial da entidade.

“Entre nossos desafios permanentes na Conmebol, um deles é o de fazer a arbitragem mais profissional e perfeitamente treinada para fazer uso da tecnologia. Estamos convencidos que esta cooperação com a UEFA neste campo irá beneficiar grandemente ambas as federações. Vamos continuar fortalecendo e aumentando nossos laços com a UEFA”, afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Árbitros europeus apitando competições sul-americanas não é novidade. Nos anos 50, jogos do então chamado Campeonato Sul-Americano (o antigo nome da Copa América) tiveram juízes vindos da Europa, principalmente ingleses, apitando suas partidas.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Flamengo lidera ranking de clubes das Américas no Instagram; São Paulo entra no Top-5