Home Futebol Enderson Moreira é demitido do Fortaleza após eliminação na Copa do Nordeste; diretoria avalia mercado

Enderson Moreira é demitido do Fortaleza após eliminação na Copa do Nordeste; diretoria avalia mercado

Diretoris busca treinador que se encaixe na realidade financeira do Fortaleza

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Enderson Moreira não é mais técnico do Fortaleza. A demissão foi anunciada um dia após a eliminação do time na Copa do Nordeste, com derrota nos pênaltis para o Bahia por 4 a 2, após empate por 0 a 0 no tempo normal. Inicialmente o contrato iria até dezembro de 2021.

PUBLICIDADE

Além da derrota de ontem, pesou também o futebol praticado pelo Fortaleza na Copa do Brasil e no Campeonato Cearense. Afinal, o estilo de jogo da equipe foi bastante criticado. Afinal, a imprensa e a torcida ainda sentem falta de Rogério Ceni à frente do time.

O Tricolor de Aço anunciou Enderson Moreira no dia 7 de janeiro deste ano após comandar o Ceará, Cruzeiro e Goiás em 2020. Nesse ínterim, o time conseguiu se livrar do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

O desempenho geral de Enderson Moreira é de 12 vitórias, quatro empates e sete derrotas. Sob seu comando, a equipe marcou 25 gols, sofreu 23 e teve 57% de aproveitamento. Porém, os números não foram levados em consideração pela diretoria tricolor.

Enderson Moreira deixa o Fortaleza 34 dias antes da estreia do time no Brasileirão. A princípio, o novo treinador terá pelo menos um mês para formar um grupo competitivo. Afinal, fazer uma boa campanha na competição nacional é o maior objetivo do clube deste ano.

Diretoria avalia mercado

Antes de mais nada, o Fortaleza está no mercado em busca de um técnico para o lugar de Enderson Moreira. O Torcedores.com apurou que a diretoria não descarta profissionais experientes que estejam sem clube, mas a preferência é por um treinador que caiba no orçamento do Leão do Pici.

Abel Braga, Dorival Júnior, Luiz Felipe Scolari, Oswaldo de Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, só para exemplificar, são bons nomes, mas o salário impede qualquer avanço. Para que haja uma negociação, eles terão de aceitar a realidade financeira tricolor.

PUBLICIDADE

Nas últimas horas alguns nomes foram colocados à mesa do presidente Marcelo Paz: Antônio Carlos Zago (ex-Kashima Antlers), Eduardo Barroca (ex-Botafogo), Fernando Diniz (ex-São Paulo), Jair Ventura (ex-Sport), Ramon Menezes (ex-Vasco) e Thiago Larghi (ex-Atlético-MG).

O próximo passo do dirigente tricolor é fazer entrevistas cotados para avaliar se o projeto e o valor pedido são compatíveis com o que o Fortaleza busca para a sequência da temporada.

LEIA MAIS: 

Rodrigo Muniz no Atlético-MG? O que sabemos sobre o interesse do clube no atacante do Flamengo 

‘SeleRemo’: Remo monta elenco com medalhões para a Série B do Brasileiro; veja a lista! 

Soteldo e mais um! Veja os famosos que já passaram por times do Canadá