Home Mercado da Bola Fora do mercado desde 2019, Zé Ricardo é o favorito para comandar a Chapecoense

Fora do mercado desde 2019, Zé Ricardo é o favorito para comandar a Chapecoense

Zé Ricardo conseguiu classificar o Internacional para a Copa Libertadores da América de 2020

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Zé Ricardo é nome mais forte para assumir o comando da Chapecoense. O técnico de 49 anos se encaixa no planejamento do clube após a saída de Umberto Louzer para o Sport. A informação foi divulgada primeiramente pela “Rádio Oeste Capital” e confirmada posteriormente pelo Torcedores.com.

PUBLICIDADE

A reportagem apurou que a diretoria iniciou contatos com a advogada do treinador, Joana Prado, para alinhar as bases contratuais. A Chapeconense vê o acordo encaminhado. O nome agrada muito ao vice-presidente de futebol, Cesar Antonio Dal Piva e também ao presidente do conselho administrativo, Gilson Sbeghen.

O Verdão do Oeste Catarinense quer acertar com Zé Ricardo até o fim da semana. O perfil procurado é um nome com pouca rejeição na torcida e diretoria, e que não eleve a folha salarial. Depois de acertar com um substituto, os dirigentes irão se reunir para discutir a possibilidade de buscar reforços visando a sequência da temporada.

PUBLICIDADE

A Chapecoense enfrentará o Marcílio Dias no próximo domingo, às 16h, no estádio Hercílio Luz, pela 10ª rodada do Campeonato Catarinense, com o auxiliar Felipe Endress como técnico interino, que após a saída de Umberto Louzer, será integrante da comissão técnica permanente do clube.

No começo da semana a Chapecoense sondou Dorival Júnior e Tiago Nunes. No entanto, os nomes foram descartados por questões econômicas. Além de Zé Ricardo, a diretoria tem outros nomes na lista: Antônio Carlos Zago, Eduardo Barroca, Jair Ventura e Thiago Larghi, todos disponíveis no mercado.

A carreira de Zé Ricardo

José Ricardo Mannarino está fora do mercado desde que deixou o comando do Internacional em dezembro de 2019. No ano passado, só para exemplificar, ele teve o nome especulado no Atlético-GO Botafogo, Coritiba e Vasco. Contudo, não chegou a um acordo com os clubes.

Zé Ricardo projetou seu nome nacionalmente ao comandar o Flamengo entre 2016 e 2017. Nesse ínterim, ele comandou a equipe em 89 partidas, com 47 vitórias, 25 empates e 17 derrotas. Seu aproveitamento foi de 62% e a conquista do Campeonato Carioca.

PUBLICIDADE

Após deixar o clube da Gávea, Zé Ricardo passou por Vasco, Botafogo, Fortaleza e Internacional onde classificou a equipe para a Copa Libertadores da América de 2020. Posteriormente, foi substituído pelo argentino Eduardo Coudet.

LEIA MAIS: 

Ex-técnico do Bragantino, Antônio Carlos Zago não resiste a maus resultados e é demitido pelo Kashima Antlers 

Clube do interior de São Paulo segue exemplo da Inter de Milão e Juventus e faz campanha para troca de escudo 

Fluminense entra em acordo com time dos Emirados Árabes e sela a saída de Michel Araújo