Home Futebol Morre o técnico que revelou Philippe Coutinho do Barcelona, Rony do Palmeiras, entre outros

Morre o técnico que revelou Philippe Coutinho do Barcelona, Rony do Palmeiras, entre outros

Último trabalho de Luiz Paulo Barbosa foi no Pérolas Negras, do Rio de Janeiro, em 2019

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O primeiro técnico a dar uma chance ao meia Philippe Coutinho no Vasco, craque do Barcelona, morreu nesta sexta-feira. Luiz Paulo Barbosa, que trabalhou como treinador na base do clube por três anos, faleceu vítima de câncer em um hospital no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Ele estava internado há cerca de dois meses para tratamento de um câncer na garganta, o qual acabou evoluindo para outros órgãos nos últimos dias. O treinador foi diagnosticado com a doença em janeiro do ano passado, quando estava fazendo exames de rotina. Desde então, vinha realizando tratamento após ser submetido a uma cirurgia na língua.

Luiz Paulo Barbosa, de 45 anos, deixa esposa e duas filhas. O velório e o sepultamento acontecerão no Cemitério do Caju, em São Cristóvão Zona Norte do Rio de Janeiro. Seu último trabalho foi no Pérolas Negras, da terceira divisão carioca, em 2019.

PUBLICIDADE

A carreira de Luiz Paulo Barbosa

Luiz Paulo Barbosa nasceu no dia 17 de janeiro de 1976. O ex-jogador foi revelado no São Cristóvão, clube onde surgiu Ronaldo Fenômeno. Posteriormente, passou pela Friburguense-RJ, Pan de Azucar, do Panamá, Sporting Kristina, da Finlândia e Nova Cidade-RJ.

Como treinador, Luiz Paulo Barbosa fez bom trabalho nas divisões de base do Vasco entre 2006 e 2009. Nesse ínterim, ele relevou vários craques para o clube de São Januário entre eles Luan, Allan, Marlone, Alex Teixeira e Phillipe Coutinho.

Posteriormente, o treinador se mudou para Belém onde comandou o time sub-17 do Clube do Remo. Lá, ele trabalhou com o atacante Rony, do Palmeiras. Com ele no comando, a equipe azulina conquistou o título do Campeonato Paraense da categoria.

Em 2015, Luiz Paulo fez estágio nas categorias de base do Corinthians com a supervisão de Tite. O atual treinador da seleção brasileira, inclusive, foi o maior incentivador para que o técnico estudasse no exterior. O curso da UEFA é essencial para treinar clubes no Velho Continente. E poucos brasileiros possuem o diploma internacional.

PUBLICIDADE

Em 2017, Luiz Paulo Barbosa concluiu o curso de treinadores da Grau I UEFA C. Após conseguir a habilitação, ele treinou a equipe sub-19 do Boavista, de Portugal. Lá, conquistou o Campeonato Português da categoria. Posteriormente, comandou o Mesquita-RJ, São Cristóvão-RJ, America-RJ, Barcelona-RJ, Bella Vista-RJ, ASA-AL e Pérolas Negras-RJ.

LEIA MAIS: 

Bangu anuncia Felipe Loureiro, ex-meia de Vasco, Flamengo e Palmeiras, como novo técnico 

Ex-lateral de Vasco e Botafogo assume o São Bento na reta final do Paulistão 

Dirigente do Vasco não descarta retorno de Bruno César ao clube após empréstimo