Home Mercado da Bola Renato Augusto, David Luiz e mais; confira oito atletas que podem retornar ao Brasil em breve

Renato Augusto, David Luiz e mais; confira oito atletas que podem retornar ao Brasil em breve

Com carreiras vitoriosas, temos alguns jogadores que atuam no exterior que poderiam retornar ao Brasil nos próximos meses

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nos últimos anos estamos presenciando uma mudança em relação aos jogadores de futebol. Antigamente, contratar um jogador acima dos 30, 33 anos era visto como uma aposta de risco. Normalmente era uma questão de gratidão ou homenagem para um ídolo que desejava encerrar sua carreira no Brasil. Mas esse cenário vem mudando, principalmente pelo cuidado de muitos jogadores em relação a sua forma física. Não são poucos os casos de atletas que retornam ao futebol brasileiro e conseguem atuar em alto nível.

PUBLICIDADE

Entre os exemplos recentes podemos citar Zé Roberto (Palmeiras), Rafinha (Grêmio), Filipe Luís e Diego Ribas (Flamengo). Além disso podemos citar veteranos que apenas mudaram de time, casos de Diego Souza, Fred e Nenê (Fluminense), por exemplo. Dessa forma, assinar com um veterano pode ser uma opção viável, não só na questão do marketing, como também pensando no retorno técnico. Pensando nisso, o Torcedores.com fez um levantamento de jogadores acima dos 30 anos, que atuam no futebol europeu, e poderiam voltar a atuar no Brasil em breve.

Confira a lista:

PUBLICIDADE

David Luiz

  • Idade – 34 anos
  • Fim do contrato – 30/06/21

O experiente zagueiro encerra seu contrato com o Arsenal no fim desta temporada. E até o momento o clube inglês não sinalizou se irá renovar seu vínculo. Dessa forma, David poderia acertar sem custos. E seria a possibilidade de vermos ele atuar por um clube brasileiro, já que ele saiu muito cedo para o futebol europeu, em 2007, após ser revelado pelo Vitória-BA.

Thiago Silva

  • Idade – 36 anos
  • Fim do contrato – 30/06/21

Jogando em alto nível no Chelsea, o clube tem a opção de oferecer mais um ano de contrato ao atleta. Por esse motivo, repatriar o zagueiro não seria fácil. Mas é outro caso de atleta que deixou o futebol brasileiro cedo e poderia ser atraído pela proposta de retornar ao Brasil.

Renato Augusto

  • Idade – 33 anos
  • Fim do contrato – 31/12/21

Por conta da nova realidade financeira na China, é improvável que o meia continue no futebol asiático. E como está desde 2016 no país, dificilmente vamos ver algum clube europeu oferecendo proposta para contar com Renato Augusto. Desde que o jogador aceita uma redução considerável em seu salário, um retorno para o Brasil seria uma opção real.

Fernandinho

  • Idade – 35 anos
  • Fim do contrato – 30/06/21

O experiente volante vem sem importante pela versatilidade, atuando até como zagueiro em algumas partidas com Guardiola. Mas Fernandinho deixou de ser presença constante no time titular. Por conta disso, seria até inesperado ele renovar seu vínculo com o City. Restaria saber se o jogador ainda desejaria atuar no Brasil.

PUBLICIDADE

Dentinho

  • Idade – 32 anos
  • Fim do contrato – 30/06/21

Conforme dados do site Transfermarkt, o ex-Corinthians está próximo de encerrar seu vínculo com o Shakhtar. E o atacante já declarou que gostaria de voltar ao Brasil, com sua preferência sendo o Corinthians. Mas seu agente ainda trabalha para renovar seu contrato por pelo menos um ano com o clube ucraniano.

Outras opções no mercado internacional

Além dos jogadores citados acima, citamos outros três jogadores que poderia entrar no radar dos clubes brasileiros. Com contratos até junho de 2022, são jogadores que valeriam ao menos a sondagem. O primeiro é Paulinho. Ex-Corinthians e Barcelona, o volante está em situação parecida ao de Renato Augusto. Aos 32 anos, é um atleta que poderia negociar sua saída antecipada em dezembro, permitindo ao Guangzhou FC liberar espaço no elenco e se adequar as restrições financeiras da China.

Já os outros dois nomes seriam para os clubes que buscam um goleiro experiente. Marcelo Grohe, ex-Grêmio, recentemente esteve na pauta para ser repatriado pelo seu ex-clube. Além disso, o atleta passou por problemas recentes de salários atrasados. Dessa forma, é de se imaginar que aos 34 anos ele aceitasse retornar ao Brasil. Por fim, citamos Rafael. Ex-Santos, o jogador de 30 anos esteve no Napoli por cinco anos, mas desde agosto de 2019 defende as cores do Reading-ING, que disputa a segunda divisão inglesa. Por conta da qualidade e da sua idade, poderia ser opção com bom custo x benefício.

LEIA MAIS:

Quando é a estreia da seleção brasileira na Copa América 2021

PUBLICIDADE

Mercado da bola 2021: até quando os clubes brasileiros podem contratar reforços do exterior?