Home Torcedoras SeleInter? Internacional reforça time feminino com meia-atacante da seleção uruguaia

SeleInter? Internacional reforça time feminino com meia-atacante da seleção uruguaia

Ximena Velazco assinou contrato com o clube gaúcho até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Internacional acertou a contratação de uma estrela uruguaia para reforçar o time feminino, a meia-atacante Ximena Velazco, de 25 anos, do Peñarol. A princípio, o clube gaúcho fechou com a jogadora contrato de um ano. Contudo, o acordo prevê a extensão do vínculo até dezembro de 2022.

PUBLICIDADE

A jogadora tem como características atuar mais pelos lados do campo, setor que o Internacional vê como carente no sentido de criar oportunidades para sua compatriota: a centroavante Wendy Carballo.

Ximena Velazco estava livre no mercado desde janeiro após não chegar a um acordo para renovar contrato com o Peñarol. Com o acerto, o Internacional dá fim a uma busca que começou em dezembro de 2020.

PUBLICIDADE

Com poucas opções de velocidade no futebol brasileiro, a diretoria passou a monitorar jogadoras em países vizinhos a fim de qualificar o elenco colorado para esta temporada. Além do Internacional, a atacante também estava no radar do Atlético-MG e Corinthians.

A carreira de Ximena Velazco

Nascida em Ciudad d La Costa, Uruguai, Ximena Daiana Velazco Nuñez de 25 anos é considerada uma dar principais jogadoras uruguaias na atualidade. Revelada pelo Nacional, ela conseguiu projeção atuando pelo rival Peñarol.

Com a camisa carbonera, Ximena marcou 38 gols em 58 partidas entre 2018 e 2020. Na última temporada, só para exemplificar, faz 10 gols no Campeonato Uruguaio. Em 2019, a meia-atacante foi eleita a melhor jogadora da competição.

Com passagens pelas seleções de base do Uruguai, Ximena Velazco defendeu acumula seis partidas pela equipe principal celeste. Ao todo, a atleta acumula 540 minutos em campo pelo time nacional.

PUBLICIDADE

Sua estreia foi na goleada por 7 a 0 sobre a Colômbia na Copa América Feminina de 2018. Apesar de não ter marcado gol, ela foi a destaque com quatro assistências na partida. No entanto, Ximena não conseguiu ajudar a equipe passar de fase na competição.

LEIA MAIS: 

Paolo Guerrero no Alianza Lima? O que sabemos sobre o interesse do clube no atacante do Internacional 

Lucas Torreira no Flamengo? O que sabemos sobre o interesse do clube no meia do Atlético de Madrid 

Contrato de risco: Vasco se protege e vínculo de Rômulo será de produtividade