Home Futebol Sylvinho, Felipão, Luxa e mais: relembre os técnicos brasileiros que não se deram bem na Europa

Sylvinho, Felipão, Luxa e mais: relembre os técnicos brasileiros que não se deram bem na Europa

Sylvinho foi o último treinador brasileiro a trabalhar no Velho Continente

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Integrante de uma geração que venceu o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista entre 1995 e 1996, Sylvio Mendes Campos Júnior completa 47 anos. Ele é considerado um dos maiores jogadores da história do Timão.

PUBLICIDADE

Após deixar o clube paulista, Sylvinho teve passagem bem-sucedida por Arsenal, Celta de Vigo, Barcelona e Manchester City. Nesse ínterim, venceu a Liga dos Campeões da Europa. Ele teve o privilégio de faturar duas vezes a ‘orelhuda’: 2005/2006 e 2008/2009.

Após pendurar as chuteiras, Sylvinho iniciou a carreira como treinador em 2011. De lá para cá, trabalhou como assistente técnico de Vagner Mancini no Cruzeiro, de Vanderlei Luxemburgo no Sport, de Roberto Mancini na Internazionale e de Tite no Corinthians e Seleção Brasileira.

PUBLICIDADE

Em janeiro de 2020, Sylvinho foi anunciado como o técnico que iria comandar a da equipe Sub-23 do Brasil na Olimpíada de Tóquio. No entanto, ele pediu desligamento do cargo e aceitou proposta para comandar o Lyon, da França.

Sylvinho, no entanto, ficou apenas cinco meses à frente do clube francês. Ele comandou o time em 11 jogos, com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Duas dessas aconteceram nas duas primeiras partidas.

O pior início do Lyon no Campeonato Francês desde a temporada 95/96 foi determinante para a queda do treinador brasileiro. Desde então, ele está livre no mercado. No ano passado, teve o nome cotado para comandar o Corinthians. Porém, o técnico deseja fazer carreira na Europa.

Você sabia?

O futebol brasileiro emplacou apenas 10 treinadores no futebol europeu entre 1991 e 2021. Nesse ínterim, a metade trabalhou nos cinco campeonatos nacionais mais importantes do Velho Continente: Alemanha, Espanha, França. Inglaterra e Itália.

PUBLICIDADE

Eles, porém, acumularam poucos títulos e colecionaram muitas polêmicas. Definitivamente, os brasileiros estão em baixa no exterior. Mas você se lembra o nome dos últimos treinadores que passaram por lá? O Torcedores.com vai te ajudar a refrescar a memória. Confira a lista!

Abel Braga

Olympique de Marseille (2000/2011)

Antes de mais nada, Abelão acumulou experiência comandando equipes de Portugal. Em 10 anos, ele treinou o Rio Ave, Famalicão, Belenenses e Vitória de Setúbal. Ele voltou à Europa para assumir o Olympique de Marseille em 2000. Mas foi demitido no meio da temporada. Posteriormente, voltou ao futebol brasileiro para ser multicampeão por Fluminense e Internacional.

Carlos Alberto Parreira

Valencia (1994/1995)

PUBLICIDADE

Fenerbahçe (1995/1996)

Após conduzir a seleção brasileira ao título da Copa do Mundo de 1994, o tetracampeão teve breve passagem pelo Valência, da Espanha. Contudo, não conseguiu o fazer o time funcionar após investir nas contratações dos astros brasileiros Mazinho, Romário e Viola. Posteriormente, comandou o Fernerbahçe onde venceu o Campeonato Turco.

Ivo Wortmann

Dínamo de Moscou (2005/2006)

Com passagens marcantes por Coritiba e Juventude, o treinador teve breve passagem pelo Dínamo de Moscou em 2005. Porém, foi demitido após 15 partidas devido aos maus resultados no Campeonato Russo. Essa, inclusive, foi sua única experiência comandando uma equipe europeia.

PUBLICIDADE

Leonardo Araújo

Milan (2009/2010)

Internazionale (2010/2011)

Antalyaspor (2017/2018)

Antes de se tornar o homem forte do futebol do Paris Saint-Germain, o lateral do tetra se aventurou como treinador em território europeu. Porém, não teve boa passagem comandando equipes da Itália e Turquia. Dessa forma, foi demitido antes mesmo de completar uma temporada à frente de Milan, Internazionale e Antalyaspor.

PUBLICIDADE

Luiz Felipe Scolari

Portugal (2003/2008)

Chelsea (2008/2009)

Após conduzir a seleção brasileira na conquista do penta na Copa do Mundo de 2002, Felipão foi contratado para comandar Portugal. Nesse ínterim, levou a equipe a final da Eurocopa de 2004 e semifinal da Copa do Mundo de 2006. Posteriormente, o gaúcho foi contratado pelo Chelsea. No entanto, sua curta passagem pela Premier League ficou marcada pelos sucessivos desentendimentos com os astros Frank Lampard, Michael Ballack e Didier Drogba.

Milton Mendes

Marítimo (2007/2008 e 2020/2021)

PUBLICIDADE

Com passagens por Athletico Paranaense e Vasco, Milton Mendes não é considerado um técnico de ponta do futebol brasileiro. No entanto, é muito respeitado em Portugal onde teve duas passagens pelo Marítimo. Recentemente, ele deixou o comando do time devido aos maus resultados no Campeonato Português.

Paulo Autuori

Ludogorets (2018/2019)

Multicampeão no futebol brasileiro com títulos marcantes por Botafogo, Cruzeiro e São Paulo, ele iniciou a carreira de treinador em Portugal. Seu trabalho de maior destaque por lá foi no Benfica. Recentemente comandou o Ludogorets onde venceu a Supercopa e a Liga da Bulgária.

Ricardo Gomes

Paris Saint-Germain (1996/1998)

PUBLICIDADE

Bordeaux (2005/2006)

Monaco (2007/2009)

Após pendurar as chuteiras, o ex-zagueiro da seleção brasileira iniciou a carreira de treinador no futebol francês. Nesse ínterim, fez trabalhos marcantes à frente do Paris Saint-Germain e Bordeaux. Porém, teve passagem frustrante pelo Monaco. Além disso, venceu uma Copa da França e duas vezes a Copa da Liga Francesa.

Sebastião Lazaroni

Fiorentina (1990/1992)

PUBLICIDADE

Bari (1992/1993)

Fenerbahçe (1996/1996)

Após comandar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1990, Sebastião Lazaroni desembarcou na Europa com pouca rodagem como treinador no futebol brasileiro. Como consequência, ele acumulou críticas no período que comandou clubes da Itália e Turquia.

Vanderlei Luxemburgo

Real Madrid (2004/2006)

PUBLICIDADE

Vanderlei Luxemburgo viveu o auge da carreira quando foi contratado pelo Real Madrid. Lá, encontrou um time galáctico com Roberto Carlos, Zinedine Zidane, Ronaldo e David Beckham. Ele, no entanto, ficou apenas pouco mais de um ano na Espanha. Nesse ínterim, entrou em rota de colisão com o astro Luís Figo e enfrentou críticas da imprensa.

Zico

Fenerbahçe (2006/2008)

CSKA Moscou (2008/2009)

Olympiacos (2009/2010)

PUBLICIDADE

O maior ídolo da história do Flamengo construiu sua carreira como treinador comandando clubes do exterior. Entre 1996 e 2021, Zico trabalhou na Turquia, Rússia e Grécia. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Turco, Supertaça da Turquia, Supertaça da Rússia e Taça da Rússia. Atualmente é coordenador técnico do Kashima Antlers, do Japão.

LEIA MAIS: 

Cazares no Fluminense? O que sabemos sobre o interesse do clube no meia do Corinthians 

Thonny Anderson, do Red Bull Bragantino, é oferecido ao Vasco; clube quer empréstimo sem custos 

Promessa do Santos passa a ser agenciado pelo mesmo empresário de astro do Real Madrid