Home Futebol Uefa oficializa novo formato da Champions League; veja mudanças

Uefa oficializa novo formato da Champions League; veja mudanças

Fórmula da Champions League vai passar por uma grande transformação

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]
PUBLICIDADE

Enquanto a Uefa tenta barrar a realização da Superliga da Europa, a entidade anunciou, de forma oficial, o novo formato da Champions League. Dessa forma, o torneio, a partir da temporada 2024/2025, será disputado com uma fórmula diferente, buscando abranger um maior numero de clubes, mas mantendo o alto nível da competição.

“Este formato evoluído vai manter vivo o sonho de qualquer equipe da Europa de participar na Champions League graças aos resultados obtidos em campo e vai permitir a viabilidade, prosperidade e crescimento a longo prazo para todos no futebol europeu, não apenas um minúsculo cartel auto selecionado”, declarou Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.

Veja abaixo as mudanças anunciadas.

  • “Aumentando o número total de equipes de 32 para 36 na Champions League, a maior mudança será a transformação da fase de grupos tradicional para uma única fase de liga que incluirá todos os participantes. Cada clube terá agora garantidos um mínimo de 10 jogos na fase de liga contra 10 adversários diferentes (cinco jogos em casa, cinco fora) em vez dos seis jogos anteriores contra três equipes, disputados em casa e fora.”
  • “Os oito melhores classificados da fase de liga apuram-se diretamente para a fase a eliminar, enquanto as equipes que terminarem entre o nono e o 24º lugar irão competir num “play-off” a duas mãos para garantirem a sua passagem aos oitavas de final da competição.”

Além disso, a Uefa explicou como as vagas extras da Champions League serão distribuídas. Sendo assim, os clubes já estão cientes como o novo modelo vai ser aplicado pela entidade.

PUBLICIDADE
  • “A classificação para a Champions League continuará a ser aberta e conquistada através do desempenho de uma equipe em competições nacionais.”
  • “Um dos lugares adicionais irá para o clube classificado em terceiro lugar no campeonato da federação que ocupar a quinta posição no “ranking” das federações da Uefa (atualmente a França). Outro será concedido a um campeão nacional, ampliando de quatro para cinco o número de clubes apurados através do denominado “Caminho dos Campeões”.”
  • “Os dois últimos lugares irão para os clubes com o coeficiente mais alto dos últimos cinco anos que não se qualificaram para a fase de grupos da Champions League, mas que se apuraram para a fase de qualificação da Champions League, da Europa League ou da Europa Conference League (novo torneio da entidade).”
  • “Todos os jogos antes da final serão ainda disputados a meio da semana, reconhecendo a importância do calendário nacional por toda a Europa.”

LEIA MAIS