Home Futebol Botafogo anuncia demissão de funcionários; ‘caótica situação financeira’ é justificativa

Botafogo anuncia demissão de funcionários; ‘caótica situação financeira’ é justificativa

Falta de acordo fará com que Glorioso faça demissões; todos os setores do clube deverão ser atingidos

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Os problemas financeiros do Botafogo podem resultar em cortes no quadro de funcionários. Nesta terça-feira (4), o clube publicou uma nota na qual anuncia que fará demissões para conter a ‘caótica situaçaõ financeira’ vivida pelo Glorioso.

PUBLICIDADE

As demissões devem atingir todos os setores do clube, embora o número de funcionários que serão cortados não foi divulgado. As dívidas, que já passam da casa do R$ 1 bilhão, forçaram o Botafogo, de acordo com a nota, para tomar ‘medidas urgentes e difíceis’.

A decisão de se fazer cortes de empregos se deu depois do insucesso de uma reunião de dirigentes botafoguenses com representantes do Sindeclubes (Sindicato dos Empregados em Clubes). O sindicato apresentou à diretoria do Glorioso um plano para tentar evitar as demissões, mesmo com os problemas que o clube vive para arrecadar receita. Entretanto, o plano foi reprovado em votação.

PUBLICIDADE

O plano incluía redução salarial e de carga horária em até 25% e suspensão de contratos, o que os funcionários não gostaram. O Glorioso, entretanto, anunciou que irá ajudar os funcionários demitidos a se recolocarem no mercado trabalho, com uma parceria com uma empresa de recursos humanos.

Confira a nota do Botafogo sobre as demissões de funcionários (extraída do site oficial do clube)

O Botafogo tem se manifestado publicamente, com transparência, sobre a caótica situação financeira e a importância de enxugar quadros, serviços e estruturas para garantir a continuidade do Clube. As últimas Demonstrações Financeiras (balanço), publicadas na última sexta-feira (30/04), revelaram um passivo bilionário que reafirma a importância de se aplicar medidas urgentes e difíceis.

No último dia 29 de abril, o SindeClubes (Sindicato dos Empregados em Clubes) realizou uma Assembleia Extraordinária em General Severiano, com a presença da maior parte dos funcionários do Clube, e apresentou, para deliberação coletiva, uma proposta com medidas a serem adotadas para preservar ao máximo a manutenção de emprego e renda nos próximos meses. Foi relatado o momento difícil e a incompatibilidade para se honrar os compromissos. Mas a tentativa, infelizmente, não foi aceita pela maioria em votação.

PUBLICIDADE

Para dar seguimento com responsabilidade ao plano de reestruturação interna, a atual gestão do Botafogo não viu outra alternativa que não adotar medidas mais duras, sendo necessário o desligamento de colaboradores. Todos os departamentos, sem exceções, foram impactados pelos cortes. Na manhã desta terça-feira (04/05), os gestores das áreas e o Departamento de RH estão comunicando a decisão aos colaboradores.

Não está sendo fácil desligar profissionais tão importantes para a história da instituição. Mas o Clube toma essa decisão da forma mais correta possível, prezando para que o momento seja respeitoso e humanizado. Além disso, foi contratada uma empresa de Consultoria Estratégica em Recursos Humanos para prestar toda assistência a se recolocarem no mercado. Entre as ações, serão realizados Workshops e treinamentos na busca por novas oportunidades.

O Botafogo agradece a todos os colaboradores que deixam o Clube pela dedicação e profissionalismo durante o período em que estiveram a serviço da Estrela Solitária.

PUBLICIDADE