Buffon em pauta: o que motiva o Benfica ir atrás do ídolo da Juventus

Buffon tem o perfil desejado por Jorge Jesus para reforçar o Benfica na próxima temporada

Wilson Pimentel
Colaborador do Torcedores.com.

Quando o Benfica acertou com o goleiro Helton Leite, o cenário parecia indicar o fim da busca de um jogador para a posição. No entanto, a possibilidade de contratar mais um atleta voltou a ser colocada em pauta nos bastidores do clube encarnado nos últimos dias.

Atualmente, Jorge Jesus conta com Helton Leite, Odysseas Vladchodimos, Mile Svilar, Fábio Soares, Samuel Soares e Leo Kokubo como opções. O treinador é muito exigente com os goleiros. Ele, inclusive, não abre mão que seus comandados joguem com os pés. Afinal, ele entende que é uma forma de dar mais qualidade à saída de bola do time.

O pedido de Jorge Jesus por mais um goleiro pode ser um indício de que não ficou completamente satisfeito com suas opções pensando nesse aspecto do jogo com os pés. Além disso, há outras razões que podem ser levadas em consideração para o pedido do técnico por mais um goleiro também.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Na última temporada, Helton Leite e Vladchodimos foram utilizados por Jorge Jesus. No entanto, não passaram segurança ao torcedor ao longo da época. O brasileiro tem contrato até 2025. Sua presença, inclusive, é dada como certa no plantel. Já o grego está cotado para reforçar o Borussia Dortmund na próxima janela de transferências.

Se isso acontece, o Benfica teria apenas Helton Leite como goleiro experiente, além de Mile Svilar. Dentre as principais opções, o belga é o terceiro na linha de preferência de Jorge Jesus atualmente. O atleta tem 21 anos e disputou apenas duas partidas na última temporada. Ele foi titular contra o Belenenses no Campeonato Português e Nacional na Taça de Portugal.

Buffon no radar

Considerando as exigências de Jorge Jesus quanto aos goleiros, o cenário permite compreender que, atualmente, o Benfica está ativo no mercado. Apesar de o treinador ter indicado alguns jogadores, o nome mais comentado no clube é o do italiano Gianluigi Buffon, que está livre após deixar a Juventus.

Buffon tem 42 anos e disputou cinco vezes a Copa do Mundo pela Itália: 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Nesse ínterim, defendeu a Azzurra em 148 partidas e venceu o Mundial de 2006, na Alemanha. Além disso, ele venceu uma Liga Europa, dez edições do Campeonato Italiano, seis da Copa da Itália, sete da Supercopa da Itália e um Campeonato Francês.

O Benfica, inclusive, já sondou a situação do jogador junto ao empresário Silvano Martina. Ele cuida há 30 anos da carreira do goleiro. O agente, só para exemplificar, intermediou a ida de Buffon para a Juventus em 2001 e para o Paris Saint-Germain em 2018.

Outro nome ventilado no Benfica é o de Neto, brasileiro de 31 anos que atualmente defende o Barcelona. Revelado pelo Athletico Paranaense, ele soma passagens por vários clubes europeus como Fiorentina, Juventus e Valencia.

No mercado nacional, o nome de Matheus Magalhães também está cotado no time Encarnado. Revelado pelo América-MG, o goleiro foi destaque do Braga na conquista da Taça de Portugal, no último domingo, sobre o Benfica. Ao todo, o brasileiro está há sete temporadas no futebol português.

LEIA MAIS:

Fora dos planos de Jorge Jesus, atacante pede para sair e Benfica negocia transferência com time espanhol

Com passagem por Barcelona, Benfica e Lazio, ‘novo’ Messi entra na mira do Cruzeiro

Benfica não renova com atacante e brasileira com status de estrela deixa o clube