Home Futebol CBF espera para setembro possível data de volta dos torcedores ao estádio

CBF espera para setembro possível data de volta dos torcedores ao estádio

Entidade espera retorno de público para jogos do Brasileirão de outras competições; presidente de comissão médica de entidade coloca cautela

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Brasil ainda não seguiu a tendência de outros países, que começaram a abrir estádios e arenas depois da pandemia do coronavírus. Mas a CBF já tem uma ideia de quando espera que isto possa acontecer no país.

PUBLICIDADE

A entidade começa a trabalhar com a previsão de que, em setembro, o estádios possam começar a receber torcedores para partidas do Campeonato Brasileiro e outras competições realizadas no país. Segundo Jorge Pagura, presidente da Comissão de Médicos de Futebol da entidade, a data prevista é no nono mês do ano, mas ela pode mudar de acordo com os dados de disseminação da doença.

“Sei que todo mundo está ansioso para isso (a volta da torcida aos estádios). Mas em saúde e medicina, a gente não pode entrar na ansiedade nem do paciente e muito menos da situação. Temos que ter critério, estamos longe ainda do panorama ideal. Quando a gente fala em setembro… Toda vez que estamos numa pandemia, você crava uma data e erra. É como uma série, um episódio por dia”, disse Pagura ao programa ‘Seleção SporTV’, do SporTV.

PUBLICIDADE

Para ter uma data certa da volta dos torcedores, a CBF trabalha com medidas como números determinados de incidência de casos, média móvel, taça de ocupação de UTIs e também a porcentagem de vacinados. Neste último, a entidade espera que, quando pelo menos metade de população estiver devidamente imunizada (hoje são apenas 9,5%), os estádios poderão voltar a receber torcida.

Mas outros fatores devem influir em tal presença. Para tentar garantir isonomia entre as equipes, Pagura disse que a confederação trabalha com a diretoria de competições visando evitar que alguns times possam ter torcida e outros não durante a temporada.

“Por exemplo, em São Paulo, se poderia receber público. Então, o Corinthians, Palmeiras ou São Paulo poderiam receber o Atlético-MG ou o Flamengo. Aí, se vamos para Minas Gerais ou Rio de Janeiro, não pode. Então, para se falar em volta do futebol, se precisa de um controle rígido daquele clube. Com público, as variáveis são imensas”, relatou o médico.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Fifa aprova proposta para revisar e criar novas competições de clubes e seleções femininas