Home Futebol Gustavo Gómez é o maior estrangeiro da história do Palmeiras? Veja números e compare com outros ídolos

Gustavo Gómez é o maior estrangeiro da história do Palmeiras? Veja números e compare com outros ídolos

Zagueiro paraguaio chegou em 2018 ao Palmeiras e foi peça importante para alguns dos principais títulos da história do clube alviverde

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

O zagueiro paraguaio Gustavo Gómez comemora o seu 28º aniversário nesta quinta-feira (6). No Palmeiras desde 2018, o jogador foi peça importantíssima nos títulos recentes do clube alviverde e entrou para a história do Verdão.

PUBLICIDADE

Mercado da Bola: Veja os jogadores que podem chegar ao Palmeiras em maio

Mas surge a pergunta: Ele é o maior estrangeiro do século na equipe? Pensando nisso, o Torcedores separou alguns números e curiosidades sobre a passagem de Gustavo Gómez pelo Palmeiras.

PUBLICIDADE

Contratado inicialmente por empréstimo em 2018, o zagueiro paraguaio chegou sendo importante no título do Campeonato Brasileiro, no elenco de Luis Felipe Scolari. Mesmo com apenas um semestre no Palmeiras, ele teve grande destaque, marcando ainda dois gols com a camisa alviverde.

Em 2019, Gustavo Gómez foi contratado em definitivo pelo clube alviverde e seguiu se destacando. Sem títulos no Palmeiras, o jogador foi para a Copa América e terminou a temporada como melhor zagueiro do Brasileirão na premiação Bola de Prata ESPN.

+ Mercado da Bola: 8 jogadores que podem deixar o Palmeiras em maio

Na temporada seguinte, o zagueiro paraguaio foi ainda mais destaque e uma peça importante na equipe de Vanderlei Luxemburgo (no começo da temporada) e Abel Ferreira (no fim). Gustavo Gómez terminou como campeão da Libertadores, da Copa do Brasil e do Paulistão, sendo o capitão de boa parte dos jogos. Além disso, ele recebeu ainda mais prêmios individuais:

PUBLICIDADE
  • Melhor zagueiro do Brasileirão na premiação Bola de Prata ESPN
  • Zagueiro na seleção da Copa Libertadores da América
  • Melhor zagueiro do Brasileirão 2020 no Prêmio Brasileirão, da CBF
  • Zagueiro na seleção da Copa do Brasil
  • 3º melhor jogador no Prêmio Rey de América, de melhor jogador da América do Sul
  • Melhor zagueiro da América do Sul no ano

Veja números dele no Verdão:

  • Jogos: 109
  • Gols: 13 gols
  • Títulos: 4 (Brasileirão de 2018, Paulistão, Copa Libertadores e Copa do Brasil, os três de 2020)

Quem concorre com Gustavo Gómez no Palmeiras?

Antes da chegada do zagueiro ao Palmeiras, outros jogadores estrangeiros já haviam brilhado com a camisa alviverde. Um deles, inclusive, foi outro defensor paraguaio: Arce. Ele fez parte do elenco campeão da Libertadores em 1999 e da Copa do Brasil, no ano anterior, entre outros títulos. Foram 241 partidas em cinco temporadas e 57 gols marcados pelo lateral-direito.

Mais conhecido pelos torcedores jovens, Jorge Valdivia também tem grande história no Palmeiras. Com duas passagens pelo clube, o jogador era a referência técnica do elenco e foi destaque do título do Paulistão em 2008.

Ele saiu, mas voltou anos depois para garantir a conquista da Copa do Brasil de 2012 e a Série B do Brasileirão, em 2013. Valdivia atuou 241 vezes pelo Verdão, com 41 gols marcados, e tem o título de estrangeiro com mais vitórias na história do Palmeiras e divide o ranking de mais jogos com Arce.

O argentino Echevarrieta não é lembrado por boa parte da torcida do Palmeiras, mas é um dos maiores da história do clube alviverde. Atacante durante 1939 e 1942, ele é o maior artilheiro estrangeiro de sempre na equipe e está em 11º na lista geral, com 113 gols em 128 jogos. Foi bicampeão do Paulista, em 1940 e 1942.

PUBLICIDADE