A quinta-feira poderá ser decisiva para os rumos do Grêmio dentro do mercado da bola e em especial para o anúncio de Douglas Costa, esperado para as próximas horas. O clube aguarda as documentações finais a serem entregues pela Juventus para depois, enfim, anunciar o retorno do jogador de 30 anos de idade.
Primeiro, o Bayern de Munique precisa comunicar o encerramento do empréstimo do meia-atacante e depois a Juventus precisa receber da Fifa o “ok” a este término de contrato. Em seguida, os italianos o repassam ao Grêmio por empréstimo – Douglas Costa, em junho de 2022, quando encerrará seu vínculo com a Juventus, assinaria em definitivo até dezembro de 2023 com o tricolor.
“Tudo que depende do Grêmio está ajustado. Assim que chegar a documentação, esperamos que chegue amanhã (quinta), poderemos avançar. Estamos preparados, já fizemos isso em outras ocasiões. Todo negócio antes de ser completado tem de sempre ser tratado com cautela. O jogador fez questão de vir, até com prejuízos financeiros pesados em relação à remuneração que ele recebia no clube italiano. Há um carinho recíproco entre ele e o nosso clube. Então existe uma expectativa”, comentou o diretor-jurídico gremista Nestor Hein, à Rádio Gaúcha.
Para tê-lo de forma imediata, o Grêmio está correndo contra o tempo para conseguir a inscrição dentro das normas da Fifa e da CBF até domingo, dia 23 de maio, quando fecha a janela de transferências.
Meia Juan Quintero não vem
Além de Douglas Costa, o Grêmio deseja mais duas contratações para fechar o grupo visando o Brasileirão, sendo um deles um novo meia-atacante. Mas, apesar dos rumores, este jogador não será o colombiano Juan Quintero, ex-River Plate e atual atleta do Shenzhen, da China.
À Rádio Guaíba, na pessoa do repórter Gutiéri Sanchez, a direção gremista descartou completamente este atleta:
Falei há pouco com algumas pessoas do Grêmio. Me garantiram que não tem nada sobre Juan Quintero. @FutebolGuaiba
— Gutiéri Sanchez (@gutisanchez) May 19, 2021
Jhonata Robert renovará com o Grêmio
Já de volta a Porto Alegre, o meia-atacante Jhonata Robert (na foto, ao lado de Douglas Costa), de apenas 21 anos, deixou o empréstimo que o mantinha ao Famalicão, de Portugal, para voltar a jogar no Grêmio. Ele será reintegrado ao plantel e, segundo o Globoesporte.com, ampliará o vínculo até 2024 com o tricolor.
Durante a semana, o presidente Romildo Bolzan já havia anunciado a volta em entrevista à RDCTV:
“Acho que é importante já anunciarmos isso… o Grêmio está repatriando o Jhonata Robert, estamos trabalhando fortemente para trazer esse jogador de volta. É um jogador que agregaria ao nosso plantel, está emprestado e terminando o Campeonato Português”, colocou Bolzan.
Antes do empréstimo à Europa, Robert ainda teve uma breve passagem pelo Cruzeiro na temporada de 2020. Ele chega para ser uma nova alternativa na meia gremista.
LEIA MAIS:
Douglas Costa responde torcedor do Grêmio que mandou “aprender com Taison” sobre retornar ao Brasil
Siga o autor:

