Home Futebol “Tecnologia revolucionária” pode ser aplicada na Copa de 2022 e encerrar polêmicas com impedimentos no futebol

“Tecnologia revolucionária” pode ser aplicada na Copa de 2022 e encerrar polêmicas com impedimentos no futebol

Fifa tem chances de aplicar modelo na próxima Copa do Mundo

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]

As discussões e polêmicas em torno das linhas traçadas pelo VAR podem ser encerradas em breve. Segundo o jornal “The Times”, os testes feitos com uma ferramenta projetada para detectar imediatamente impedimentos apresentaram resultados promissores. Sendo assim, a inteligência artificial tem chances de ser aplicada na Premier Legue, dentro de um período de dois anos, e também na Copa do Mundo de 2022.

PUBLICIDADE

Dessa forma, o sistema inovador facilitaria as decisões tomadas em campo. Isso porque uma mensagem instantânea seria enviada para o relógio do árbitro, avisando quando um jogador está em posição de impedimento. A equipe de campo e do VAR, portanto, teria que determinar se o atleta estaria interferindo na jogada, algo que reduziria o tempo de análise.

FIM DAS POLÊMICAS?

No Brasileirão de 2020, as linhas traçadas pelo VAR causaram polêmicas em alguns jogos. Em Atlético-MG x São Paulo, por exemplo, a própria CBF admitiu que houve um equívoco no gol anulado de Luciano. Caso a mudança citada seja aplicada, a possibilidade de um erro humano ocorrer seria inexistente.

“A linha realmente não é colocada (de forma correta). Há outros detalhes que temos na análise que a gente faz. Não adianta lutar contra a imagem. Claramente, a linha não está colocada de forma padrão. Não é erro da tecnologia. É um equívoco humano da colocação da linha de impedimento”, declarou Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, ao “SporTV”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Sylvinho chegará aos 11 jogos pelo Corinthians? Confira a sequência, com direito a Copa do Brasil e clássicos

Daniel Alves quer jogar a Copa e revela principal arrependimento na carreira